quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Capital mínimo deixa de existir para a constituição de empresas

O Conselho de Ministros aprovou hoje um decreto-lei que elimina a exigência de capital mínimo para a constituição de empresas.

Segundo o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, esta medida “visa simplificar ainda mais a constituição de empresas”. O capital passa a ser “livremente fixado pelos sócios”, acrescentou.

Esta medida é sobretudo de “combate à burocracia e de ajuda à competitividade da economia”, permitindo reduzir os custos de contexto e que as empresas possam ser “constituídas com maior rapidez e simplicidade”, salientou a mesma fonte.
Recorde-se que actualmente a lei estabelece que os sócios devem depositar o montante do capital social com o valor mínimo de cinco mil euros, antes de se iniciar a actividade da sociedade por quotas ou unipessoal por quotas.


Fonte: Jornal de Negócios

Gabinete do Empreendedor disponivel on-line

A empresa de consultoria amrconsult - Consultoria Empresaria lançou on-line um Gabinete do Empreendedor.

Depois de se registar, o utilizador inicia a conversação com profissionais da amrconsult, qualificados na área de negócios e empreendedorismo, como adianta a empresa em comunicado. O registo requer apenas nome e endereço de e-mail. Os empreendedores podem usar a sala de conversação para colocar questões e pedir esclarecimentos. O serviço funciona, com resposta em tempo real entre as 9h30 e as 13h00, as 14h00 e as 18h30. Do outro lado da linha estará um gestor de competências que, fora do horário laboral, recebe as comunicações via e-mail.

O acesso ao Gabinete do empreendedor é grátis e insere-se no plano da amrconsult de expansão de negócio, assente num portfólio segmentado em diferentes áreas de competência. A amrconsult assegura também reencaminhamento das solicitações para áreas de competência da empresa como Fiscalidade, Internacionalização, Contabilidade, Gestão, Projetos, Incentivos e Sistemas de Gestão.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Prémio Empreendedor Imigrante 2010

O Prémio Empreendedor Imigrante 2010 da Plataforma Imigração foi atribuído ex aequo a Ana Pérez, imigrante venezuelana a residir em Portugal há doze anos, programadora cultural, fundadora do Coro Gregoriano de Penafiel e empreendedora social, e Leila Sadeghi, iraniana residente em Portugal, há cinco anos, e empresária na área da estética e beleza. A Distinção de Melhores Práticas Autárquicas 2010 foi entregue à Câmara Municipal de Valongo pelo projecto “Valorizar a Diferença”.

O Prémio Empreendedor Imigrante do Ano é atribuído ao imigrante que tenha revelado maior empreendedorismo e responsabilidade social, e que seja simultaneamente um exemplo de integração proactiva e inovadora; a Distinção de Melhores Práticas Autárquicas em integração de imigrantes é atribuída à autarquia que tenha desenvolvido, no ano anterior, o projecto mais integrador e que permita um melhor acolhimento dos cidadãos imigrantes fixados no concelho.

Vencedoras Prémio Empreendedor Imigrante 2010.

Ana Pérez, venezuelana, licenciou-se em Direcção Coral Infantil e em Semiologia e Paleografia do Canto Gregoriano. Fundou o Coro Gregoriano de Penafiel e o Coro da Casa do Gaiato de Paço de Sousa, que dirigiu durante três anos em regime de voluntariado. Criou ainda o Festival Coral de Natal, uma iniciativa que passou a reunir, num único evento, todos os grupos corais da região de Vale do Sousa, e o Festival Coral Internacional. Ana Pérez tem desenvolvido diversos projectos que cruzam a música com a solidariedade social como o “Música a Brincar” e “Porto de Orfeu”, uma iniciativa levada a cabo em duas instituições para pessoas portadoras de deficiência, em Paços de Ferreira e Penafiel. Tem realizado várias acções para a generalização do ensino da Música no Porto. É ainda coordenadora do projecto da Casa da Música “A Orquestra vai à Escola” e criou a empresa Plano Utópico, para gestão e consolidação de projectos educativos na área da música.

Leila Sadeghi, Iraniana, é licenciada em Literatura Inglesa, embora nunca tenha exercido, e fez vários cursos de maquilhagem, caracterização e face styling, áreas que a apaixonam. Depois de ter trabalhado em vários locais e introduzido algumas técnicas novas, na área da estética, abriu o seu primeiro instituto de beleza onde pôde desenvolver essas técnicas inexistentes ou muito raras no mercado português. Hoje tem um segundo centro e pretende lançar uma loja de produtos de beleza orientais online. Além de, nos tempos livres, oferecer os seus serviços a idosas do Centro de Dia de Penacova, dez por cento dos seus rendimentos revertem a favor de instituições de solidariedade, como a UNICEF ou a SOL, e de outras acções beneméritas, tendo, por exemplo, ajudado outros iranianos a conseguir abrir o seu próprio negócio.

O projecto Valorizar a Diferença teve a duração de dez meses e consistiu numa série de iniciativas dirigidas, embora não exclusivamente, aos imigrantes do concelho de Valongo, com o objectivo de contribuir para a sua integração social, económica e profissional. Neste projecto foi dada especial atenção às mulheres imigrantes, na medida em que estão em risco acrescido de discriminação.

Festival da Interculturalidade, Biblioteca Humana (com base no slogan “Não julgues o livro pela capa”), Espaço Emprego Imigrante, Feira de Emprego e Formação e participação de comunidades imigrantes na EXPOVAL para apresentação das suas danças e cantares típicos, foram algumas das iniciativas desenvolvidas pelo município de Valongo, no âmbito deste projecto.

Ver noticia na integrahttp://www.gulbenkian.pt/index.php?article=2897&langId=1&format=404

sábado, 25 de dezembro de 2010

A inovação é a chave Mestra

Um Call to action em todas as frentes é o que o país precisa para enfrentar as dificuldades socioeconómicas que atravessa e que, previsivelmente, se agravarão em 2011. A inovação social é, hoje, a chave mestra para o sucesso das organizações e, nela, as Fundações assumem cada vez mais um papel preponderante, enquanto "agentes de mudança" independentes. O país encerra 2010 com uma nova atitude de empreendedorismo capacitante que, aliado à extraordinária solidariedade do povo português, bem pode fazer a diferença no ano que se avizinha.

Ver artigo na integra http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=460099

ManiFESTA Mundo: Empreendedorismo, interculturalidade e desenvolvimento local

A zona de S. Bento, em Lisboa, acolhe o programa cultural ManiFESTA Mundo, nos dias 29 e 30 de Dezembro, promovido pela Animar-Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local. O empreendedorismo social enquanto factor de desenvolvimento local em territórios e comunidades interculturais é o tema que estará em reflexão durante os dois dias do evento. No primeiro dia irão realizar-se três debates na Junta de Freguesia de Santos-o-Velho: o painel um dedicado ao “Empreendedorismo social em contextos interculturais”, o painel dois à “Diversidade cultural, inclusão e inovação social”, e o painel três ao “Inter-associativismo e parcerias locais para o desenvolvimento”. No mesmo dia apresentam-se, no Centro InterculturaCidade, o caderno temático “Gentes do meu Bairro” e o Guia Intercultural Local.

Go - Empreende Agora

O projecto Empreendu centra-se em quatro vertentes: Empreendu Escolas (para escolas); Empreendu Local (para entidades com impacto local, tais como municípios, juntas de freguesia, associações locais, etc); Empreendu Empresas (para empresas que queiram apostar no empreendedorismo); e Empreendu Eventos (centrada na organização de eventos relacionados com empreendedorismo, inovação e tecnologia).
Um dos parceiros oficiais da iniciativa é a Universidade do Minho, local onde se vai realizar o evento final deste projecto, mas muitos outros parceiros estão a associar-se a esta iniciativa!

Esta iniciativa tem ainda o propósito (num evento a realizar posteriormente), de debater a educação para o empreendedorismo com os investigadores e professores que nas escolas acompanham este e outros projectos de educação para o empreendedorismo. Trata-se de um projecto inovador que pretende ser um marco na educação para o empreendedorismo em Portugal.
A Endu – Energias Educativas tem vindo a desenvolver um percurso no espaço da investigação e promoção da educação para o empreendedorismo em algumas escolas públicas e privadas em Portugal, assim como, junto de entidades e comunidade local, através do seu projecto Empreendu – Empreendedorismo e Inovação.

A pertinência de promover características empreendedoras, e o trabalho desenvolvido até ao momento, permitem-nos encarar novos desafios com a certeza da sua concretização plena com benefícios para todos os seus participantes. Alicerçado em metodologias com resultados comprovados, o projecto Empreendu pretende iniciar um Concurso Nacional de Educação para o Empreendedorismo (denominado GO – Empreende Agora) de promoção e valorização da criatividade, inovação e competências empreendedoras, convidando todas as escolas do país para participar de forma gratuita neste projecto, através dos seus alunos do 10.º ao 12.º Anos, das áreas de Ciências e Tecnologias (preferencialmente).

Este concurso pretende proporcionar, no decorrer do ano lectivo 2010/2011, diversos desafios às equipas de alunos com o propósito de desenvolver competências técnicas e transversais, culminando estes desafios num evento final onde estarão presentes as melhores equipas que serão igualmente desafiadas a encontrarem soluções para os problemas que forem colocados, premiando o trabalho desenvolvido pelos alunos.

De entre as equipas que se inscreverem, seis dessas equipas chegarão à final! Dessas equipas, as três primeiras serão premiadas. Cada aluno, dos três primeiros classificados, terá direito a um prémio motivador. As escolas das equipas vencedoras terão igualmente um prémio. Neste momento a Coordenação do Concurso Go está a desenvolver todos os esforços para que os prémios sejam divulgados com a maior brevidade possível.

Para mais informações http://www.empreendu.com/

O processo de Incubação de Empresas

O processo de incubação de empresas está intimamente ligado ao empreendedorismo e inovação, constituindo, por tal facto, uma área prioritária de atenção para o desenvolvimento empresarial.

Em países ou regiões com um grau de sofisticação e desenvolvimento tecnológico razoável, a incubação de empresas está diretamente associada ao nascimento de start-ups de base tecnológica.

Este campo de atuação é muito promissor mas está repleto de dificuldades, razão pela qual os indicadores de sucesso desta atividade no nosso país são tão pouco expressivos.

Ler o artigo na integra http://aeiou.expresso.pt/o-processo-de-incubacao-de-empresas=f622662

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Politécnico de Coimbra cria Academia de Empreendedorismo

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) vai ter uma Academia de Empreendedorismo. O projecto, que se insere nas Opções Estratégicas do IPC para 2010-2013, traduz um investimento de cerca de 200 mil euros e as obras deverão estar prontas “durante o primeiro trimestre de 2011”, afirmou ao DIÁRIO AS BEIRAS Rui Antunes, presidente do IPC.

A Academia, que vai funcionar nas instalações da antiga vacaria da Escola Superior Agrária de Coimbra, tem como principal objectivo “criar condições que estimulem e protejam o desenvolvimento de novas empresas, criadas por iniciativa de estudantes, docentes e outros trabalhadores do IPC, dando abrigo a projectos embrionários de criação de negócios por períodos de tempo limitado, para o que lhes será disponibilizada uma infraestrutura compartilhada, assistência permanente, formação na área de negócios e acesso à investigação e ao mercado”.

Em matéria do apoio ao emprego que vem sendo levado a cabo pelo IPC, este projeto traz consigo uma outra alteração: o apoio concedido até agora aos estudantes do instituto através da UNIVA irá passar a funcionar na “Academia do Empreendedorismo”, em estreita ligação com a incubadora de empresas e centrando a sua acção na ajuda à obtenção de emprego e no apoio ao desenvolvimento de projectos empresariais dos estudantes.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Korange vence 2º Prémio de Inovação e Empreendedorismo 2010 da AIRV

A Korange Robotic Systems (http://www.korange.pt/) obteve o segundo prémio, no valor de 5 mil euros, na segunda edição do Prémio Inovação e Empreendedorismo, promovido pela Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV).

A Korange é uma empresa de base tecnológica, constituída por uma equipa jovem com formações multidisciplinares da Universidade de Aveiro.

Instalada desde o início de 2010 na Incubadora de Empresas da UA, a sua actividade caracteriza-se pela produção de sistemas robóticos autónomos direccionados para a manutenção de espaços verdes. Para além de terem obtido a segunda posição do Prémio de Inovação e Empreendedorismo 2010, a Korange foi finalista do concurso de ideias «Incuba-te 3.0», em 2009, promovido pela Incubadora de Empresas da UA e vencedora da 2ª posição a nível nacional do concurso Graduate Programme/Millennium BCP 2008/2009.

Ver noticia na Integra http://uaonline.ua.pt/detail.asp?c=19267

Empreendedorismo Verde

Os alunos de Engenharia do Ambiente da Universidade Lusófona planeiam ter o primeiro "campus" livre de beatas. Sob a orientação de Thomas Azwell, querem que a iniciativa se alastre da universidade para o mundo.

Eliminar as beatas. Primeiro na escola, depois na cidade e, quem sabe, no mundo. É este o objectivo dos estudantes do curso de engenharia do ambiente, da Universidade Lusófona, que participaram no curso de "Empreendedorismo Verde", produto do protocolo existente entre a instituição e a Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos da América.

Ver noticia na integra http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=459063

sábado, 18 de dezembro de 2010

O contributo dos imigrantes para o empreendedorismo e a criação de emprego

Na sequência da conferência sobre o empreendedorismo e a criação de emprego migrante nos países da OCDE, em Junho de 2010, é agora publicado o relatório Open for Business. Migrant Entrepreneurship in OECD Countries, uma compilação de comunicações apresentadas no encontro.
São também discutidas opções políticas para promover o desenvolvimento e o sucesso das iniciativas dos migrantes, dadas as maiores taxas de empreendedorismo desta população, mas também os menores índices de sobrevivência das empresas criadas pelos migrantes.

Para aceder ao relatório http://www.oecdbookshop.org/oecd/display.asp?sf1=identifiers&st1=9789264095823

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

São João da Madeira exporta modelo de formação

O município de S. João da Madeira orienta esta semana, na cidade de Pimampiro, no Equador, um curso de formação que irá preparar 22 professores do ensino secundário desse país para o tema "Educação para o Empreendedorismo".
Financiada pela medida URBAL III da Comissão Europeia, a iniciativa enquadra-se no projecto transnacional "Transferência de modelos para favorecer a coesão social através de cidades empreendedoras", explicou fonte municipal.
O programa tem sede na cidade espanhola de Alcorcón, envolvendo uma aliança formativa estratégica entre dois municípios europeus - Alcorcón e S. João da Madeira - e quatro autarquias latino-americanas - Pimampiro (Equador), Curahuara de Carangas (Bolívia), Paysandu (Uruguai) e Valparaiso (México).
O objectivo é desenvolver nas escolas um conjunto de acções de empreendedorismo e cursos profissionais que combatam o abandono escolar precoce e o trabalho infantil, servindo de estímulo à criação de pequenas e médias empresas juvenis, referiu a mesma fonte.

Noticia na integra http://www.oje.pt/noticia.aspx?channelid=827CB671-D324-4A83-A1C8-D559CF5AC090&contentid=63FF2940-C4FC-4CEE-A468-E92902432663

Genes, ambiente externo, ensino e empreendedorismo – Afinal como nascem os empreendedores?

Durante um bom par de anos discutiu-se com algum fervor no meio académico a resposta à questão: “Nascemos ou podemo-nos tornar empreendedores?”.
Dos vários quadrantes apareceram sugestões e teorias sobre o assunto sem que se gerasse consenso. Até que alguns começaram a defender e a mostrar provas de que a escola pode ter um papel fundamental na formação para o empreendedorismo. Entenda-se empreendedorismo como muito mais do que a criação de uma empresa, inclui também o desenvolvimento de competências que favoreçam o intraempreendedorismo associado à inovação e criatividade em ambiente empresarial. Peter Drucker chegou mesmo a mencionar que o empreendedorismo não é mágico, não é um mistério, não está nos genes, e, como tal, é uma disciplina e pode-se aprender!
Considera-se que o empreendedorismo não depende de algo exclusivamente intrínseco ao ser humano, podendo ser influenciado pelo ambiente e estímulos externos que vão desde os círculos mais restritos da família e amigos até às instituições onde os indivíduos se inserem, e mesmo ao contexto nacional e regional do campo de actuação de cada um.

Artigo na integra http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=13425

domingo, 5 de dezembro de 2010

Conferência "Compromisso para o Empreendedorismo no Alto Minho"

Realiza-se no próximo dia 10 de Dezembro, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, em Viana do Castelo, uma Conferência com o tema "Compromisso para o Empreendedorismo no Alto-Minho".

Esta iniciativa, organizada por várias Institutições da Região do Alto Minho, entre as quais o IPJ, pretende "selar" acordo para fomentar o empreendedorismo, promover o surgimento e concretização de novas ideias de negócio, geradoras de emprego, de riqueza e de competitividade neste espaço territorial, contribuindo, desta forma, para consolidar os seus eixos estratégicos de desenvolvimento e para potenciar os respectivos activos regionais, de maneira cada vez mais criativa e sustentável.

Esta conferência divide-se em dois momentos fundamentais, a saber:

Da parte da manhã, dirigido a todas as instituições, organizações, empresários, estudantes, futuros empreendedores e público em geral, decorrerá um Seminário com o tema "Novas tendências do Empreendedorismo", com destaque para a Educação para o Empreendedorismo, Empreendedorismo e Insdústrias Criativas, e o Empreendedorismo Social;
Da parte de tarde, decorrerá o Workshop "Comprometer o Alto Minho", reservado às institutições do território, com o objectivo de, em conjunto, identificarem os princípios orientadores para a Rede de Apoio ao Empreendedorismo no Alto Minho e se comprometerem a colaborar na concretização e dinamização da Rede.
Esta conferência tem o apoio do IPJ, IP através do Projecto "Espaço Juvenil" de Cooperação Transfronteiriça Norte de Portugal - Galiza.

Para mais informação http://www.juventude.gov.pt/Eventos/EmpregoEmpreendedorismo/Paginas/ConferenciaCompromissoparaoEmpreendedorismonoAltoMinho.aspx

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Politécnico da Guarda entrega as chaves dos Policasulos

O Instituto Politécnico da Guarda recebe, amanhã (2), a sessão protocolar de entrega das chaves dos Policasulos. Esta estrutura, de apoio a projetos de empreendedorismo apresentados por alunos doPolitécnico da Guarda, foi inaugurada na passada semana, no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia.
Consistem em “nano incubadoras empresariais localizadas em antigas salas de aula, agora dotadas de mobiliário e algum equipamento básico de modo a que se possam aí instalar equipas emprendedoras de alunos ou docentes que desejem iniciar a sua atividade empresarial. Deste modo, localizando estas empresas emergentes nas instalações do IPG poderemos facilitar-lhes todo o apoio logístico e de consultadoria que precisam para arrancar a sua atividade”, afirmou Teresa Paiva.
A sessão, agendada para as 11H30 – no auditório da ESTG – vai contar com a presença do presidente do Instituto Politécnico da Guarda, da diretora da Unidade de Desenvolvimento e Investigação (UDI), do governador civil do distrito e presidente do NERGA, entre outras entidades.

Para ver a noticia na integra http://www.asbeiras.pt/2010/12/politecnico-da-guarda-entrega-as-chaves-dos-policasulos/