domingo, 25 de setembro de 2011

O primeiro fórum sobre empreendedorismo em Angola

O vice-governador provincial de Luanda para a área económica, Miguel Catraio, reconheceu que os empreendedores nacionais têm contribuído de forma expressiva para o crescimento económico.

“Espero que as contribuições saídas do fórum sirvam para impulsionar o empreendedorismo na província de Luanda e municípios”, afirmou. O vice-governador de Luanda, que efectuou a abertura do primeiro Fórum sobre Empreendedorismo em Angola, definiu o perfil do empreendedor como um indivíduo com competências para conseguir oportunidades de negócio e assumir riscos para atingir os seus objectivos.
O presidente da Associação dos Empreendedores de Angola, Jorge Baptista, realçou que o país tem registado um crescimento acelerado de empreendedores. Em contrapartida, reconheceu que grande parte da população é empreendedora em função das necessidades.
“No país, 40 por cento dos angolanos pratica empreendedorismo por necessidade. Estes dados mostram a existência de empreendedores apenas por falta de condições financeiras”, referiu. Jorge Baptista disse que a falta de formação e a dificuldade de acesso ao financiamento por parte dos pequenos empreendedores constituem duas das contrariedades existentes para o sucesso das empresas.
“Aumentou o número de bancos, mas este acréscimo em nada se reflectiu na actuação dos empreendedores”, referiu. Na sua opinião, o país está a alcançar níveis económicos aceitáveis e há a necessidade do Executivo apostar cada vez mais nos empreendedores. O responsável da empresa Pérola Negra, Nelson Rentula, corrobora da mesma opinião, afirmando que a banca deve facilitar e reduzir as taxas de juro dos créditos.“Os bancos cobram taxas de juro muito altas e os planos de pagamento estão estipulados a um curto período de tempo”, sublinhou. Na sua opinião, os empresários devem reunir condições financeiras e conceber planos aceitáveis, para investir no mercado angolano.
“O nosso mercado ainda não oferece as melhores condições para investir. Contudo, os empreendedores devem fazer uma pesquisa de mercado para de facto concluir se o negócio é rentável”, sugeriu.Sob o lema “Promover a capacidade empreendedora em Angola”, o encontro, que termina hoje, visa debater a criação de um quadro institucional incentivador para empreendedores. Para hoje, está previsto abordar temas como “O contexto económico e social e enquadramento institucional” e “Política de apoio ao empreendedorismo em Angola”.


1 comentário:

Anónimo disse...

Com o crescimento do empreendedorismo em Angola, irá permitir o crescimento de negócios novos e inovadores, contribuindo assim para reduzir a dependência do país relativamente ao petróleo e mantendo as mais elevadas taxas de crescimento a nível mundial.e assim mario staff

Enviar um comentário