quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Programa Escolhas é referência na Europa na Educação para o Empreendedorismo

O Manual “Uma Escolha de Futuro”, criado em parceria entre o Escolhas e a Universidade Católica do Porto, foi selecionado pela Comissão Europeia como uma boa prática nesta área, num guia para educadores que acaba de ser lançado em Bruxelas “A Guide for Educators from the European Commission” (p.67).

Esta ferramenta de empreendedorismo social e económico adapta, pela primeira vez em Portugal, o tema do empreendedorismo a jovens de contextos vulneráveis, entre os 14 e os 24 anos.

O Manual destina-se simultaneamente a formadores e aos jovens e aposta na autonomia e na auto sustentação dos projetos e dos jovens, que tem caracterizado o trabalho do Programa Escolhas.

De uma forma estruturada, é potenciada a criação de auto emprego, através de regras simples que ensinam a desenvolver projetos de empreendedorismo. Num tempo de crise e de mudança, pretende-se ajudar os jovens a compreenderem, de uma forma prática, que está ao seu alcance serem empreendedores e ajudarem a construir o futuro das comunidades onde estão inseridos.

Dividido em dois instrumentos complementares, um orientado para formadores e outro dirigido mais diretamente aos jovens, o Manual tem vindo a capacitar também técnicos dos projetos Escolhas, dotando-os de conhecimentos que lhes permitam formar futuramente jovens nesta área de uma  forma autónoma.

Disponível para download gratuito em
http://empreende.programaescolhas.pt/, poderá ser também usado por professores, familiares ou educadores em geral que queiram desenvolver projetos com jovens na área do empreendedorismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário