quinta-feira, 8 de abril de 2010

Ana Rebelo - "Procuro renovar o conceito de joalharia com formas contemporâneas"



" As Jóias desde o início dos tempos hierarquizam sociedades, contam histórias e distribuem amor. Tenho como sonho fazer com que uma peça de joalharia seja absorvida pelos cinco sentidos de quem a usa.", é com esta afirmação que Ana Rebêlo nos fala do seu trabalho.

Esta empresária de 34 anos desde cedo rebelou um forte apreço pela criação de diferentes objectos, o que a leva a decidir-se pela área de Artes no ensino secundário. Em 1993 conclui o curso de ourivesaria e Metais d'Arte na Escola Artística António Arroio em Lisboa. Estava aí definido o caminho que iria tomar a sua vida profissional.
A paixão pela arte e procura constante de actualização de conhecimentos nesta área faz com que frequente diversos workshops, tendo ganho um apoio europeu que lhe permitiu ingressar como estagiária no Lycée Jean Guéhenno especializando-se assim durante alguns meses na Pintura a Gouache de Joalharia com um dos Designers da Cartier.
A passagem por algumas oficinas de joalharia, faz com que em 1994 concorra ao Centro de formação de Ourivesaria do Norte que a obriga à mudança para Gondomar, onde reside até hoje.
A procura da especialização e domínio de novas técnicas ligadas a produção de jóias é o que fascina esta artista.
A frequência do curso permite-lhe o contacto com técnicas inovadoras e artistas contemporâneos que vão orientar o seu trabalho.
No ano de 1997, apoiada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, cria a sua empresa em nome individual e começa uma nova aventura, agora como empresária.
Começa a trabalhar em colaboração com várias empresas e consegue assim uma carteira de clientes fiéis ao seu estilo.
Assim em 2001 e querendo crescer como criadora e empresária abre a empresa, " MINÚCIAS JÓIAS " começando assim a marcar as peças com a sua chancela e a vender a vários armazenistas.
A produção de colecções próprias, de peças por encomenda, mas também a produção de peças para grandes marcas internacionais foi a estratégia seguida e que se traduziu num crescimento de 20% no volume de negócios nos últimos 3 anos.
O processo produtivo é basicamente artesanal e desenvolvido por uma equipa qualificada, passando desde o projecto à modelação, fundição, apuramento, tratamento de superfícies e cravação.
"Procuro renovar o Conceito de Joalharia com formas contemporâneas, mas não efémeras..." afirma Ana Rebêlo
Quando questionada sobre a fonte de inspiração para as peças que cria, esta empresária, enquanto criadora afirma “Não sei nada sobre inspiração. Acho até que o que me conduz é a paixão pelo criar jóias, ou pelo menos o que chamo de jóias”.
A mistura de materiais e texturas, a observação da natureza a leitura atenta das tendências e o estudo de padrões, as criticas e os elogios que recebe são os ingredientes para as suas peças.
Uma obra nasce em papel e cresce em pleno fogo na banca de trabalho…Um protótipo é feito com o cunho da Minúcias.
A abrangência do mercado nacional é feita através de 60 representantes, estando neste momento a empresa a investir no mercado externo nomeadamente em Espanha e também em Inglaterra.
A proximidade e a flexibilidade entre o lojista e a empresa, a diversidade aliada a uma óptima relação qualidade preço de peças em prata, com uma aposta forte no serviço pós-venda são as vantagens competitivas apresentadas pela empresária
Mas a jovem empresária já tem os planos bem definidos para o curto prazo, que passam pelo crescimento das exportações; do lançamento de colecções para homem e abrir lojas próprias.
Para o futuro Ana Rebêlo gostaria de liderar uma empresa cada vez mais organizada e com competências para ser a numero um no mercado de jóias de criador, passando ainda pelo franchising da marca Minúcias.
“A Minúcias é mais que uma jóia, é o concretizar de um sonho de criança...” confessa esta empreendedora.



Sem comentários:

Enviar um comentário