segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Bi4all - Business Intelligence ao serviço do Ambiente


O tema do desenvolvimento sustentável está cada vez mais presente no espaço público mundial e são cada vez mais as pessoas e organizações que aderem a iniciativasverdes em favor de um mundo melhor. Muitas empresas já perceberam que, no futuro imediato, o consumidor, que está cada vez mais socialmente responsável, exigirá saber qual é o impacto económico, ambiental e social dos produtos e serviços que adquire. Para responder a esta nova necessidade, as organizaçõesestão a começar a medir os seus resultados em termos sociais,ambientais e económicos, o chamado “Triple Bottom Line” (People, Planet, Profit).
O empreendedorismo é visto como um canal privilegiado na transição para uma verdadeira sociedade sustentável. O objectivo é projectaras organizações para atingiremos seus objectivos económicos sem comprometer os seus pactos ambientais. As pequenas e médias empresas (PME) têm a flexibilidade e a resistência necessárias para adoptar estas práticas inovadoras e transformá-las em modelos de negócio bem sucedidos. Ao potenciar-se a relação custos/resultados efectivos, estamos a alinhar a empresa na prossecução do modelo de Corporate Governace, que dirige e controla a forma como a organização atingeos seus objectivos e monitoriza a sua performance.
Os custos relacionados com a impressão, utilização e envio de documentos em papel consomem mais de 15% do lucro anual de uma empresa. O objectivo é automatizar os processos, reduzindo o desperdício de papel,de tinteiros e de árvores. O Business Intelligence (BI) permite criar relatórios que são construídos de forma a minimizar o uso de papel e que podem ser publicados em formato pdf e analisados em portais corporativos, no telemóvel ou enviados por e-mail.
Outra das questões decisivas na gestão de uma iniciativa verde prende-se com a quantidade e a qualidade da informação. A maior parte das infra-estruturas de BI e Data Warehouse (DW) funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana. Sabe-se ainda que a maior parte da informação apenas é necessária na primeira metade do dia. Ao conceber-se modelos de extracção, tratamento e carregamento de dados (ETL) pode programar-se a infra-estrutura para ser executada apenas durante a janela de transformação e ser desligada durante os restantesperíodos de tempo2.
A qualidade da informação de uma empresa é decisiva EMPRESAS na capacidade de lidar com os desafios de negócio ou de deixar enredar-se por eles. A boa qualidade de dadosé o alicerce para boas decisões e ao contrário do que é expectável, este processo não diz respeito apenas à área de Tecnologias de Informação (TI) mas engloba toda a organização. Todos os departamentos da empresatêm custos associados à fraca qualidade de dados. As empresas reconhecem a falta de integração dos dados ao adoptarem ferramentas como: Entreprise Resource Plannig (ERP), Business Intelligence (BI) e Customer Relationship Managment (CRM), no entanto, não é sensato investir em Entreprise Systems quando a qualidade dos dados é questionável – esse investimento só contribuirá para agravar o sentimento de desconfiança da informação pelos seus utilizadores.
Se, no passado, os dados considerados “bons” eram os que não apresentavam qualquer erro explícito, agora o pressuposto é a forma como eles criam valor para o negócio e para o processo de tomada de decisão.
O objectivo é fomentar um ambiente onde todos os colaboradores estejam habilitados com os dados mais correctos, para tomarem as melhores decisões estratégicase operacionais de forma precisa, consistente e oportuna.
Ter um grande armazenamento de dados, só por si, não garante a criação de valor. O primeiro passo nesse processopassa por criar relações entre os dados com o intuito de criar uma melhor informação. Ex: a perspectiva do executivoserá diferente se perceber que três clientes aparentemente distintos são na verdade departamentos da mesmaempresa. � Quando o cliente ou os produtos não são tratados como uma entidade única no seio da empresa, isso traduz-se em custos desnecessários, oportunidades de negócio perdidas (exemplo: envio de marketing directopara moradas desactualizadas) ou frustração por parte do cliente porque o seu fornecedor não tem um serviço de qualidade na gestão da sua informação pessoal.
São os procedimentos mais eficazes que conduzem a empresa a um desempenho superior. Os fornecedores de BI podem ajudar os seus clientes a tornar o seu ambiente empresarial mais verde. Este projecto visa atender a directivas comunitárias, criar uma consciência de sustentabilidade nos seus colaboradores e clientes que se aplica não só no escritório mas fora dele e transmite aos diversos stakeholders uma imagem corporativa mais amiga do ambiente.
Ser o mais eficiente possível é o benchmark das empresas na actualidade, e isso traduz-se numa poupança significativa de recursos humanos e materiais, que permite minimizar o desperdício e poupar o ambiente.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gosto muito deste artigo, nunca tinha pensado como as novas tecnologias poderiam ajudar a preservar o meio ambiente. Encontrei mais informação no site da bi4all em www.bi4all.pt

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