sexta-feira, 9 de julho de 2010

Norpapel cresceu no ano passado 35% - "O Bom-Senso é o espelho de uma estratégia de investimento ponderada"


No início do ano 2002 a Norpapel surge no mercado da distribuição, especificamente de papéis e químicos vocacionada para higiene industrial. Actualmente ocupa um espaço de armazenagem de 2000 m2, com forte presença na higiene industrial e doméstica comercializando para além do papel e químicos industriais, produtos de higiene doméstica e pessoal como por exemplo: detergentes, fraldas, papel higiénico etc. Equipam todo o tipo de cozinhas e casas de banho na área industrial, como cafés, restaurantes, cantinas, escolas e indústria têxtil.

A Norpapel nasce com dois sócios, que após resultados abaixo do esperado conduz à saída de um, ficando a partir de Setembro de 2004 Carlos Filipe, um dos sócios iniciais, e a sua esposa, no controle da empresa alterando de forma decisiva o seu rumo. A empresa está somente no mercado nacional fruto da sua juventude, da especificidade do negócio, mas também da necessidade de manter a sua capacidade de resposta. Estes factos implicam o desenvolvimento mais intensivo da sua actividade em redor de um centro geográfico localizado no concelho Vila Nova Famalicão, onde está localizada a Sede e armazém da empresa concentrando assim os seus clientes na zona Norte e Centro do País.

Carlos Filipe um empresário que fez a sua carreira profissional nesta área destaca como um lemas de negócio o acrónimo BIFE – Bom-senso, Informação, Formação e Experiência.
O Bom-senso é o espelho de uma estratégia de investimento ponderada que tem permitido o crescimento sustentado sem desequilibrar a vertente financeira, com uma gestão a “pulso de ferro e um controlo diário sob as responsabilidades assumidas”. Soube utilizar a informação e experiência de uma vida dedicada a esta área nomeadamente na parte comercial, criando uma estrutura na Norpapel que responde às necessidades dos seus clientes. A formação é apontada como mais-valia para crescer, na lógica de quem utiliza os recursos humanos para fazer a diferença.

A empresa que começou apenas com apenas 3 colaboradores actualmente conta com 12 que estão divididos pela área comercial, distribuição e armazéns. Recentemente com a contratação de uma técnica de Higiene e Segurança criou um apoio mais especializado ao departamento comercial e consultoria em HACCP (Sistema de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos) - Segurança Alimentar direccionada essencialmente para o canal Horeca.

A Gestão de Recursos Humanos faz-se uma forma muito próxima, fruto da dimensão da empresa mas também pelas características do empresário que gere a equipa de trabalho, por forma a que a soma das partes resulte em algo quando articuladas no seu conjunto. É incutida a mensagem de espírito de sacrifício para ajudar a empresa a “vencer”. Este carácter de proximidade e do entendimento dos problemas ajuda a ter todos no “mesmo barco”.

Carlos Filipe define a Norpapel como uma empresa “com rosto e uma postura de negócio transparente” que passa desde logo pela localização dos gabinetes da gerência, que lhe permite ser o primeiro a ser visto tanto por colaboradores, clientes e fornecedores, no momento em que entram na empresa.

Uma das estratégias para aumentar o volume de negócios tem sido o de manter os clientes, indo ao encontro das suas necessidades de forma global, alargando o portfolio de produtos disponíveis potenciando a capacidade de negócio por cliente.

Uma vez que os mais diversos produtos de higiene são parte essencial do portfolio de produtos da empresa, a Gripe A e as campanhas de prevenção da doença, exponenciaram as vendas deste produto durante o ano de 2009 nomeadamente através da Internet, canal que para os restantes produtos tem uma utilização meramente residual.

Existe uma grande dispersão e diversificação de clientes como IPSS, escolas, indústria têxtil, canal HORECA, que permite uma diminuição de dependência e simultaneamente do risco de negócio.

São utilizados três canais de venda:
Venda Directa, ao qual tem dedicado cinco comerciais, que representa cerca de 70% do volume de negócios;
Revendedores, este canal permite uma abrangência nacional com a qualidade de resposta exigida na empresa, como aspecto negativo destaca-se o menor grau de controlo de serviço prestado;
Venda On-Line através da Internet, que actualmente serve essencialmente como suporte de informação e divulgação de produtos.

O empresário destaca a introdução de um ERP como ponto de viragem na gestão da empresa, possibilitando diminuição drástica nos tempos de resposta, com um controle do negócio que antes era impensável. A gestão integrada do negócio com a colocação on-line das encomendas por parte dos comerciais, permite antecipar início do processo logístico encurtando o tempo de resposta, antes da implementação do ERP os tempos de resposta eram de 4 dias passando para menos 24 horas que são a prática actual. A implementação deste sistema levou ainda a uma diminuição dos stocks existentes, a um maior controlo da gestão comercial e uma gestão financeira diária e muito mais eficiente.

A diferenciação da Norpapel faz-se pela focalização nas necessidades do cliente, com uma oferta alargada, entrega rápida e preços competitivos. A estratégia seguida tem obtido resultados muito positivos, atingindo em 2009 um volume de negócios de cerca 1,1 milhões de euros representando um crescimento de 35% face ao último ano, mesmo num enquadramento de crise generalizado.

Reconhecendo que os resultados presentes já fazem parte do passado, Carlos Filipe aponta que o futuro passará pelo aprofundamento da marca nas suas mais diversas vertentes, sendo a Norpapel actualmente uma marca registada estando em vias de obter o registo de outras marcas. Outra estratégia definida para a prossecução do crescimento da empresa é a aposta no mercado de escritório e escolar, introduzindo gradualmente um modelo de negócio diferente com uma rede vendas mais alargada.

1 comentário:

Anónimo disse...

Todo isso não passa de treta o crescimento sustentado da »NORPAPEL»

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