sexta-feira, 9 de julho de 2010

Manuel Pereira, Administrador da B2F - "A Capacidade de cada colaborador identificar novas oportunidades de negócios nos Clientes é fundamental"


No mercado desde 2006, a B2F centra a sua actividade na concepção, desenho e implementação de soluções de BI - Business Intelligence (Sistemas de Suporte à Decisão). Embora a empresa esteja mais focada no mercado do Norte, “o know-how e capacidade humana que temos podem potenciar negócios noutros mercados”, refere o administrador da B2F, Manuel Pereira. Em entrevista à “Vida Económica”, o responsável salienta que “a capacidade de iniciativa de cada colaborador, identificando novas oportunidade de negócio nos clientes, é fundamental, sendo uma característica muito fomentada internamente”.

VE – Fazendo parte do grupo APR, qual foram as condições que estiveram na base da criação da B2F?
MP - Tendo em conta a minha experiência na área de Business Intelligence (BI), adquirida em 3 grandes consultoras, foi-me proposta, pela administração da APR, a criação de uma empresa com um duplo objectivo: colmatar uma carência do mercado dado não existirem empresas especializadas unicamente em soluções de BI e dotar o ERP Gin (desenvolvido pela APR) de ferramentas de suporte à decisão.
Fundada em 2000, a B2F iniciou a sua actividade dedicada ao desenvolvimento de soluções Web tendo posteriormente sido “absorvida” pela própria APR. Através de uma nova equipa de gestão, a B2F surgiu, no início do 2ª trimestre de 2006, no mercado com uma nova imagem e estratégia de crescimento, focando a sua actividade na concepção, desenho e implementação de soluções de BI.
Centrada na consultoria e implementação de soluções, temos como principais vertentes de actuação o desenvolvimento de Data Warehouse, Data Mart, Data Mining, Balance Scorecard e soluções de orçamentação.
A B2F tem como missão apoiar os seus clientes a transformar os dados de que dispõem (nos sistemas da organização) em conhecimento, permitindo a tomada de decisões suportadas e direccionadas à melhoria da sua posição competitiva e aumento da sua rentabilidade.

VE – A B2F assenta os seus serviços em 3 pilares: consultadoria, formação e outsourcing. Qual a proposta de valor que a B2F tem para oferecer aos seus clientes?
MP – Temos mais um pilar que são os produtos.
Acredito que todos estes pilares se completam, de forma a dar uma resposta especializada, mais abrangente, às necessidades da informação de gestão.
Ao nível da consultadoria centramo-nos nas vertentes funcional e técnica (apoiada pela tecnologia existente no mercado e pelos nossos produtos). A formação surge para satisfazer as necessidades relativas à componente técnica dos projectos, bem como ao nível de metodologias e boas práticas no desenvolvimento de soluções e Business Intelligence. Por último o Outsourcing emerge pelo nosso conhecimento e especialização ou para dar continuidade a projectos nesta área.
Numa primeira fase, é preciso fazer projectos, depois é necessário que estes corram bem. A confiança vai sendo conquistada com o tempo, nunca são processos rápidos. A estratégia delineada para a B2F assenta sempre num crescimento sustentado, não há pressa para crescer muito rapidamente.
Acredito que exista ainda um longo caminho a percorrer, no entanto este deve ser pautado pela confiança que os nossos clientes depositam nos nossos serviços.


VE – Em termos geográficos qual é a distribuição da vossa carteira de clientes?
MP – Temos alguns clientes em Lisboa, mas neste momento estamos mais focados no mercado do Norte.
Acreditamos que há possibilidade de expansão no mercado nacional e temos previsto no nosso plano de acção, para breve, uma maior presença em Lisboa. O Know-How e capacidade humana que temos pode potenciar negócios noutros mercados.
A internacionalização não está colocada de parte. O mercado do século XXI é marcadamente global. Temos algumas oportunidades de negócio Internacionais, nomeadamente nos PALOP. Consideramos que os mercados externos contribuem para o crescimento que se pretende em termos de negócio.

VE – Num sector altamente competitivo, como garante a B2F a satisfação dos seus clientes?
MP – Com muita dedicação e entrega aos desafios que nos são colocados. Encaramos cada desafio como algo motivador e tentamos surpreender sempre pela inovação que conseguimos imprimir.
Para progredir de uma forma segura e estável, a B2F garante sempre as competências e a capacidade de execução necessárias para realizar projectos com qualidade e nos tempos pretendidos. Estes aspectos possibilitam-nos executar um projecto até ao fim, acabando por ter impacto em termos da qualidade do serviço prestado e da imagem da empresa.
Um dos factores que permitiu o nosso crescimento foi a aposta feita na senioridade e seriedade da equipa, que é composta em grande parte por consultores bastante experientes.
Desta forma, conseguimos um elevado grau de satisfação por parte dos nossos clientes, sendo este um dos nossos maiores motivos de orgulho. A comprovar, está o nº de projectos recorrentes.
Queria referir ainda que o papel dos parceiros na nossa oferta é de extrema importância, dado que possibilitam o alargamento dos nossos serviços de forma complementar às suas competências.

VE – Quando de fala em desenvolvimento tecnológico fala-se de inovação. De que forma a B2F promove e fomenta a inovação na sua intervenção com os seus clientes?
MP – Através de formação dos seus colaboradores e na aposta no desenvolvimento de produtos (frameworks/soluções analíticas) diferenciadores.
Paralelamente estamos organizados por responsabilidades, ao nível de competências, sejam elas de carácter funcional ou técnica. Esta abordagem visa o foco na especialização, permitindo ainda a disseminação de conhecimento pelo grupo.
Temos soluções próprias, como por exemplo o motor de rubricas de análise financeira e o portal de informação de gestão (BI Navigator) e várias ideias concretas sobre futuros desenvolvimentos, pelo que temos investido nesta área. Isto significa que muitas das horas de trabalho dos nossos consultores não são directamente na prestação de um serviço imediatamente vendável, mas sim no desenvolvimento de soluções que passarão a integrar o portfolio da B2F.

VE – Actualmente fala-se muito da importância do recrutamento. A B2F dispõe de algum processo de gestão/retenção de talentos?
MP – A nossa abordagem passa essencialmente pela entrega de desafios motivadores aos nossos colaboradores. A dinamização das equipas, ao nível da partilha de conhecimento e na responsabilidade de gestão das competências internas, é também uma das nossas preocupações.

VE – Existe um processo formal de avaliação de desempenho, com associação de atribuição de prémios de desempenho?
MP – Sim, temos efectuado a avaliação de desempenho e definidos objectivos, anualmente. Está na nossa base de actuação, que o crescimento da organização terá sempre de ser feito pelo crescimento dos colaboradores, quer ao nível financeiro quer ao nível profissional. Penso que é uma das melhores abordagens para manter a equipa motivada e empenhada.

VE – Acha importante as empresas desenvolverem o conceito de Empreendedor por conta de outrem?
MP – Sim claramente! É uma prioridade para nós, dado que não temos implementada a área comercial. A capacidade de iniciativa de cada colaborador, identificando novas oportunidade de negócio nos clientes é fundamental sendo uma característica muito fomentada internamente.
Este conceito permite também que os nossos colaboradores cresçam em valências distintas.

VE – Vivemos num momento de crise económica que abrange todos os sectores de actividade. Como tem afectado esta situação o negócio da B2F?
MP – De uma forma global a crise económica não tem afectado o negócio da B2F, pois temos vindo a registar um crescimento gradual. Pontualmente temo-nos deparado com restrições orçamentais, nos nossos clientes, que se traduzem no adiamento de projectos.

VE- A B2F possui na sua carteira de clientes algumas grandes empresas que actuam em Portugal. Em que medida estas empresas podem servir de referência para a B2F?
MP– O facto de trabalharmos com grandes grupos e em vários segmentos de mercado (Retalho, Banca e Seguros, Telecomunicações, Serviços e Industria) permite-nos o acesso às melhores práticas no processo de tratamento de informação de gestão.
O Know-how adquirido nestas organizações potencia claramente a captação de novos clientes. Por outro lado, acontece com alguma frequência serem os nossos clientes a divulgar o nosso trabalho o que se traduzem novas oportunidades de negócio.

VE – O que planos para o futuro tem a B2F?
MP – Pretendemos continuar ser um parceiro de excelência no desenvolvimento de soluções de Business Intelligence.
Para responder de forma transversal às necessidades dos nossos clientes, está em desenvolvimento um novo modelo de negócio que assenta numa diversificação e integração da oferta.

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