quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Bi4all - As vantagens competitivas da empresa são as pessoas


Para alguns, o período de serviço militar é uma perda de tempo na vida, para José Oliveira, empresário de 42 anos, foi uma oportunidade de amadurecimento e reflexão da qual ainda hoje obtêm beneficio na sua vida pessoal e profissional.

Este licenciado em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Línguas e Administração e com uma pós graduação em E-Business pelo ISEG, iniciou a sua carreira profissional em 1991 na Rhone Poulenc Agro Portugal Lda, onde desempenhou a função de Gestor de Tecnologias de informação, tendo sido responsável pelo diversos projectos tais como a transição para o Euro e a passagem do ano 2000.

Em 1999 o grupo Rhone Poulenc funde-se com a Hoest Shering Agrevo, aparecendo uma nova entidade chamada Aventis, que se torna dessa forma a maior empresa mundial do ramo farmacêutico. Com esta situação apresenta-se um novo desafio para José Oliveira uma vez que fica responsável pela transição dos sistemas de informação das duas entidades para a nova empresa acabada de criar.
Após o sucesso deste projecto, o grupo decide a centralização dos sistemas de informação ao nível europeu tendo passado o centro de decisão para Bruxelas. A filial em Portugal deixa assim de ter qualquer independência ou poder de decisão no que referia a esta matéria.
Perante este facto, a única opção encontrada por José Oliveira é a entrada novamente no mercado de trabalho. Rapidamente abraça uma nova oportunidade na Sinfic como Gestor da Unidade de Negocio. Desempenhou funções de planeamento estratégico e execução operacional tendo proporcionado à empresa a liderança em certos nichos do mercado Nacional de Tecnologias e Sistemas de Informação.
Passados quatro anos a área de Business Intelligence da Sinfic já representava 34% do volume de Negócios da empresa, no entanto o desenvolvimento da carreira de José Oliveira não acompanhou o crescimento do negócio e por isso a única opção era a sua saída da empresa.
Uma breve passagem por uma empresa de Gestão de Activos fez ver a José Oliveira que era altura de dar forma à sua faceta de empreendedor.

Estavam criadas as condições para o lançamento de um projecto próprio numa área que ele bem conhecia e em que acreditava poder oferecer valor acrescentado.
Com uma carteira de clientes, de boa dimensão, com os quais mantinha relações comerciais de confiança e com o poio das principais softwares do mundo, como parceiros de negócio contando com os melhores consultores do mercado, nasce a BI4all – Consultores de Gestão Lda com um capital social de 100.000 €.

Consciente de que os dois primeiros anos de actividade de uma empresa são os mais críticos, devido à elevada necessidade de financiamento e à obrigatória afirmação no mercado, obrigaram à definição de um plano de negócios minucioso e de um conjunto de objectivos de negócio que permitiram ultrapassar as dificuldades inicias e potenciar o crescimento da empresa.

O alcançar dos objectivos no primeiro de actividade, foi fundamental para a expansão do plano de negócios e o crescimento contínuo da empresa, não só em colaboradores mas também em volume de negócios.

A venda de software de Business Intelligence e a consultadoria na sua implementação são os pilares do negócio desta empresa. O sector tem verificado movimentos de concentração, existindo agora quatro grandes fornecedores de soluções de BI a IBM, a Microsoft, a Oracle e a SAP. Apesar destas alterações no sector, o negócio da Bi4all não parece ressentir-se estimando José Oliveira atingir os 1.900.000,00 € de vendas no final de 2009, o que representa um crescimento de 46% face a 2008.

A crise que se vive actualmente, em todo o mundo e que também se faz sentir no nosso país, embora preocupe o gestor da Bi4all não o faz abrandar o ritmo, apenas o leva a adoptar novas estratégias para responder às necessidades dos clientes, mantendo sempre um nível de competitividade bastante elevado.
Afirma que as vantagens competitivas desta pequena empresa são as pessoas, contando actualmente com uma equipa de mais de 20 consultores, que pautam a sua actuação por valores tão importantes como a seriedade e o rigor num sector de actividade tão competitivo e agressivo, como o da consultadoria e das tecnologias de informação.

Esta empresa conta já com mais de 200 projectos realizados divididos entre reengenharia de processos, Planeamento e Orçamentação, Corporate Governance e Business Intelligence na perspectiva do Reporting. Regista crescimentos anuais de dois dígitos e com uma carteira de clientes significativa dos quais de destacam Johnson & Johnson, Cetelem, Montepio Geral, Banco Itau, e Merck Sharp & Dhome.

Planos para o Futuro…

No horizonte desta empresa está a abertura de uma sucursal no Porto, um mercado ainda pouco explorado por esta empresa, e que lhe permitirá trabalhar todo o mercado do Norte de Portugal e da Galiza. Também é objectivo do fundador fazer crescer a presença da organização a nível internacional, bem como aumentar a proposta de valor aos clientes actuais promovendo e potenciando as relações com os mesmos num princípio de Customer Intimacy.

>

Sem comentários:

Enviar um comentário