sábado, 23 de outubro de 2010

Semana Global do Empreendedorismo reúne mais de 100 países em prol da inovação


Com o objectivo de unir milhões de empreendedores em todo o mundo, a Associação Portuguesa de Business Angels (APBA) e a SEDES anunciaram que Portugal volta a integrar a Semana Global do Empreendedorismo.
“Esta semana pretende ser um momento de celebração do empreendedorismo”, afirmou João Trigo da Roza, presidente da APBA, por ocasião da apresentação da Semana Global do Empreendedorismo que irá decorrer de 15 a 21 de Novembro. Trata-se de um evento que decorre simultaneamente à escala mundial, sendo que em Portugal a Kaufman Foundation e a “Make your Mark”, instituições cujo objectivo é disseminar o empreendedorismo, confiaram à APBA e à SEDES, a organização deste evento que, no ano passado, contou no nosso país, com a participação de cerca de duas mil pessoas.
Segundo João Trigo da Roza, os objectivos do evento passam por desenvolver as capacidades empreendedoras dos participantes, promover o empreendedorismo em Portugal e "ajudar os novos empreendedores a ter coragem para lançar novos projectos". Para além disso, o presidente da APBA refere que a iniciativa pretende “influenciar e relacionar decisores a nível local, nacional e internacional, criando condições para que haja mais empreendedores". Desta forma serão organizadas, um pouco por todo o país, diversas actividades da responsabilidade de empresas, universidades, escolas, câmaras municipais e associações. “Mais de uma centena de iniciativas durante a semana”, constatou Trigo da Rosa. Será, então, possível participar em actividades de diversa natureza como concursos de business plan e/ou de ideias, conferências temáticas, eventos lúdicos e na apresentação de projectos de empreendedorismo social.
A nível mundial espera-se que mais de 10 milhões de pessoas participem nas dezenas de milhares de iniciativas que estão a ser preparadas, sendo que algumas delas podem mesmo atravessar fronteiras, nomeadamente as actividades ao nível de network internacional.

“Democratizar” o empreendedorismo
Durante a apresentação da Semana Global do Empreendedorismo, Luís Campos e Cunha, antigo ministro das Finanças e actual presidente da SEDES, realçou que "o empreendedorismo não deve ser praticado apenas nas empresas, mas também na vida do dia-a-dia. As pessoas têm de ter essa atitude". Desta forma, para o antigo ministro das Finanças esta iniciativa é fundamental para que os empreendedores portugueses possam “aprender com a experiência dos outros”. “Técnicas de gestão e de financiamento todos podemos aprender, já as ideias e a imaginação só podem ser estimuladas”, explicou Luís Campos e Cunha.
Apesar de afirmar que “os portugueses são, por natureza, um povo com capacidade para empreender”, João Trigo da Roza afirma que em Portugal as empresas trabalham muito na base de um “empreendedorismo de sobrevivência”, em vez de apostarem num empreendedorismo “capaz de criar oportunidades para fazer crescer as empresas”. Questionado sobre o que deveria ser feito para reverter tal situação, o presidente da APBA afirmou que é fundamental fazer um trabalho de fundo para que seja possível “pegar no bom capital intelectual que temos nas nossas universidades e pô-lo ao serviço das empresas e de novos projectos empresariais.”

Criar riqueza com fomento da iniciativa empresarial
Assim, em tempos de crise, João Trigo da Roza destaca a importância de se promover o empreendedorismo e iniciativas como a Semana Global do Empreendedorismo: “A forma de darmos a volta à situação actual é criando mais riqueza, mais iniciativa e mais empresas exportadoras”.
A Semana Global do Empreendedorismo conta com o alto patrocínio da presidência da República em Portugal, à semelhança do que irá acontecer nas mais de 100 nações envolvidas. Estas contam com o apoio das mais altas figuras de estado do seu país, como é o caso do presidente dos EUA Barack Obama e do presidente da república francesa, Nicolas Sarkozy.
O inicio da Semana Global do Empreendedorismo está agendado para o dia 15 de Novembro em Lisboa, no Grande Auditório da Culturgest, e marcará o início das actividades deste evento a nível mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário