
Em si esta noção não tem nada de
errado. É uma ilação perfeitamente racional em cima de factos analisados até à
náusea. O único detalhe é ser habitualmente feita pelas mesmas pessoas e com os
mesmos instrumentos de análise que há pouquíssimo tempo nos disseram:
"Ponham todo o vosso dinheiro no subpríme e fiquem ricos." Portanto,
ou os instrumentos e conceitos são imperfeitos e as suas conclusões não podem
ser fiáveis, ou estes" cientistas" erram de forma tão grosseira que
se os médicos errassem assim a espécie humana já estaria extinta.
A verdade é que as condições ideais
não existem. São um mito. Há perigos e oportunidades em qualquer situação.
O mercado tem sempre lugar para boas
ideias e bons profissionais que as executem, produtos e serviços inovadores ou
simplesmente que satisfaçam melhor ou mais barato as necessidades que os
clientes têm, mesmo que não saibam que as têm.
Esta é a diferença entre o surf-surf-
o que é feito no mar - e o management-surf- o que é feito por empreendedores
que procuram aproveitar as oportunidades do mercado com as suas empresas.
No surf-surf é preciso remar em cima
da prancha para passar a rebentação posicionar-se no local certo e esperar pela
melhor onda para surfar. A melhor onda é um conceito relativo, que depende
das condições atmosféricas do estado
do mar, da disposição do surfista e em grande medida do seu nível de
competência na modalidade.
Paradoxalmente, mantendo todos os
outros factores sob controlo, poderíamos ate dizer que quanto melhor for o
surfista, mais tempo espera dentro de água. A ideia é simples: qualquer onda
média chega e sobra para as
habilidades de um surfista medíocre,
enquanto um bom atleta pode esperar por uma onda digna de uma boa exibição.
No management-surf se esperarmos que a
onda do mercado tenha adquirido uma dimensão razoável de certeza que já há uma
série de empreendedores que estão a aproveitá-la, reduzindo drasticamente a
possibilidade de entrada de novos surfistas. Neste caso, paradoxalmente,
esperar pela onda é perdera possibilidade de a aproveitar.
Os resultados são criados pelas nossas
acções não o contrário. O surf é aqui e agora. Vamos criar a onda para poder
surfa - la.
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