Mais, melhor e mais rápido, com menos recursos, é desde há
algum tempo a esta parte uma necessidade cada vez mais presente na vida de
todos os profissionais. Quantas vezes é que na última semana ouviu alguém falar
sobre a falta de tempo e a necessidade de o gerir melhor? Mas como é possível
satisfazer esta nova exigência? Conseguiremos mesmo ser mais eficazes e
eficientes?
Grande parte das melhorias com impacto na produtividade
individual incluem uma forte dose de predisposição e abertura para a mudança,
ou seja, a atitude é fundamental. Então como é possível conseguir melhorias num
determinado departamento ou função?
Estudos recentes levados a cabo em universidades brasileiras
e norte americanas concluem que não há falta de tempo, o que na verdade existe
é desperdício, falta de planeamento, de foco, de delegação de tarefas,… Esta
constatação vai de encontro à regra 80/20 notabilizada pelo economista Vilfredo
Pareto em que 20% dos esforços produzem 80% dos nossos resultados, o que
implica que 80% do tempo médio diário é desperdiçado. C. Barbosa confirmou em
2008 essa regra com a realização de uma pesquisa que envolveu 18 mil pessoas no
Brasil, e concluiu que apenas 30% do tempo dos inquiridos é gasto em tarefas
importantes e os “restantes” 70% são distribuídos entre tarefas urgentes e
circunstanciais.
É fácil sermos produtivos?Um outro estudo conduzido por M. Foster (2009) indica que a má utilização / gestão do tempo está relacionada com a natureza humana e a tendência que tem a procrastinar e a acomodar-se. É assim fundamental fomentar junto das pessoas a necessidade de mudar comportamentos, atitudes e hábitos que aumentem a efectividade da gestão do tempo.
É antagónica a atitude perante a gestão do tempo e o valor
que lhe é atribuído, reforçando-se desta forma a necessidade. Vinte e quatro
horas diárias é o limite temporal. Por isso, a escassez do tempo é um indicador
de excesso de tarefas, de falta de prioridades e de presença de hábitos
dispersores. A minimização desse problema que afecta o dia-a-dia das
organizações, tem como pré-requisito a reavaliação individual da forma como se
usa o tempo. Por isso, é necessário saber usá-lo de modo eficaz, através da
priorização de actividades importantes e de um modo eficiente, utilizando
técnicas e ferramentas testadas.
Quais os principais factores que impedem a eficácia na
gestão do tempo? A má gestão do tempo está relacionada com aspectos como: desperdício de recursos, falta de planeamento e organização, execução de tarefas desnecessárias, adiamento de tarefas importantes, ausência de metas claras e quantificáveis, síndromes da urgência e da ocupação e falta de disciplina, força de vontade e integridade para fazer o que deve ser feito.
Como melhorar a produtividade numa organização através
optimização do tempo?
O primeiro passo é a identificação e classificação das
causas que conduzem à ineficiência. Esta identificação pode ser efectuada com
recurso ao registo individual diário de onde gastámos o tempo. Com base neste
levantamento torna-se fácil focarmo-nos em acções que conduzam não apenas à
melhoria da eficácia pessoal da gestão do tempo, mas a uma melhoria da
produtividade organizacional. Por exemplo com base na informação recolhida
podem ser definidas agendas tipo para cada uma das pessoas que lhes permita optimizar
a gestão do seu próprio tempo, mantendo consistentemente o foco. O segundo
passo útil é o desenvolvimento de competências específicas de gestão do tempo
que apoiem a tomada de consciência e a implementação de acções que melhorem a
eficácia pessoal e consecutivamente a eficácia organizacional. Este segundo
passo deve envolver as chefias directas através do acompanhamento e ajuda neste
percurso. Este acompanhamento por parte das chefias deve ser sistemático e
consistente de modo a produzir a mudança desejada para e por cada um dos
participantes.
Que resultados se conseguem obter em acções organizacionais?
Um programa com integração de diferentes ferramentas e
envolvimento de diferentes níveis hierárquicos permite atingirem-se melhorias
significativas em 100% dos envolvidos e muito significativas em mais de 80% dos
participantes. Verifica-se ainda uma melhoria superior a 25% na produtividade
organizacional devido à alteração de comportamento ao longo do percurso, com
maior auto-responsabilização pelos resultados em função da análise.
As acções organizacionais podem ter um objectivo comum a um
departamento / função, ou podem ter objectivos de melhoria individual. Um
exemplo de aplicação do primeiro caso, foi um programa que desenvolvemos numa
empresa de elevadores e escadas rolantes, que com o desenvolvimento da situação
económica negativa observou as dificuldades dos clientes em honrarem os seus
compromissos aumenta, dificultando a eficácia do serviço de cobranças. Em trabalho prévio de análise com a Dale Carnegie® foram identificadas e classificadas as causas, verificou-se a existência de uma correlação forte entre carga horária de contacto telefónico e resultados de cobrança, bem como, outros aspectos críticos; i) quantidade de telefonemas com acordo de cliente e ii) distribuição e coordenação interna de informação.
Foi trabalhado um guião de gestão de tempos com cargas /
blocos de actividade. Antes mesmo de ter início o treino os participantes
começaram a registar os seus tempos, de maneira a tomarem consciência do
desempenho. A partir do momento em que os dados começaram a ser medidos por
cada um, a quantidade de horas ao telefone começou a aumentar. A aplicação de
blocos de tempo é uma prática de difícil adopção pois representa o quebrar com
hábitos muito enraizados em cada pessoa, daí que o programa tenha contado com
baixas cargas em sala espaçadas no tempo. Em termos de resultados, medidos
(até) um mês após a conclusão do treino, verificou-se um acréscimo de tempo de
contacto com o cliente (médio) de 24%, tendo o programa afectado positivamente
o desempenho (tempo de contacto telefónico com o cliente) de mais de 80% dos
participantes.
Como estruturar um programa de gestão do tempo?
Identifique a meta a atingir e qual a origem do problema. De
seguida seleccione o grupo alvo e obtenha o envolvimento do grupo e dos seus
superiores hierárquicos. Defina e implemente acções prévias à formação em sala.
Promova o envolvimento dos superiores hierárquicos de modo a maximizar os
resultados do grupo e o empenho na concretização dos objectivos. Prefira
sessões espaçadas, os participantes devem ir ao terreno experimentar as
técnicas e ferramentas para serem ajudados nas dificuldades e incentivados a
atingirem resultados mais ambiciosos. Promova uma abordagem sintonizada entre
formador / coach / superior hierárquico e participante, para alcançar
objectivos centrados na eficácia organizacional. Prolongue o programa no tempo
o máximo possível, porque os objectivos só serão sustentáveis se existir uma
alteração / criação de hábitos.
Pedro Monteiro; Sales Associate Dale Carnegie® Training
Portugal
pmonteiro@dalecarnegie.pt
Daniela Moreira; Directora Executiva Dale Carnegie® Training
Portugal
Daniela.moreira@dalecarnegie.com
Origem: Colecção Lessons Learned
©Dale
Carnegie® Training Portugal
A
colecção “Lessons Learned” da Dale Carnegie® oferece um conjunto de reflexões
acerca de temas relevantes para o alinhamento entre os comportamentos das
pessoas e a estratégia das organizações
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