domingo, 18 de novembro de 2012

Altronix virada para os mercados externos


No mercado desde 1995, a Altronix dedica-se à distribuição, comercialização e suporte de soluções profissionais na área da identificação, codificação e mobilidade. Segundo o diretor executivo da empresa, este projeto surgiu com a necessidade de colmatar um nicho de mercado na área de distribuição e comercialização de soluções profissionais na área da identificação e codificação.

“Com o decorrer do tempo e com a implementação de novas tecnologias, a nossa área tem-se desenvolvido e expandido, permitindo-nos alcançar diferentes tipos e dimensões de clientes, desde as micro/médias empresas até às multinacionais”, revela Rui Fonseca.

Outras das prioridades são os mercados externos. “A Altronix tem desde sempre investido e estado presente de forma relevante no mercado africano, nomeadamente em países como Angola e Moçambique”, adianta o diretor. Acrescentando que desde 2004, o aumenta da faturação para Espanha tem sido muito relevante.

Com 15 colaboradores distribuídos entre a sede na Trofa e os escritórios em Lisboa, Rui fonseca considera que o desempenho da empresa este ano tem sido muito bom. “Para este crescimento tem contribuído a fabricação de novos produtos e a entrada de novas matérias-primas. Também a exportação para Angola tem contribuído para o aumento das vendas”, revela.

Segundo o entrevistado, a rapidez de resposta, bem com os preços cada vez mais competitivos têm sido alguns dos fatores que diferenciam a empresa da concorrência.

Mas quais as principais dificuldades sentidas no arranque da empresa? “A comum dificuldade de qualquer empresa que entra no mercado. A capacidade de afirmação em clientes mais importantes é bastante difícil. Também o facto de só com o passar dos anos é conseguido a meta de ter excelência dentro de portas em termos de bons profissionais é também um caminho sinuoso”, afirma.

Vencedores do Prémio Empreender 2012 na categorio de Processos, o responsável pela Altronix acredita que o empreendedorismo pode fazer diminuir o desemprego. Contudo ressalva que isto só pode acontecer se forem dados os devidos apoios. “Estes não deverão ser só na componente financeira, mas sobretudo apoios ao nível da informação, formação e qualificação dos recursos humanos, em incentivos fiscais, apoios à contratação, entre outros”.


“Empreendedor deve munir-se da máxima informação”

 

Vida Económica - Que conselhos poderá dar aos jovens empreendedores?

Rui Fonseca - Para se iniciar um projeto próprio o potencial empreendedor deverá em primeiro lugar fazer um estudo de mercado do setor de atividade onde pretende operar, detetar as oportunidades que este proporciona, quais as dificuldades e ameaças que se verificam no mesmo. Desta forma, poderá minorar os riscos inerentes ao investimento.

Um dos fatores de maior competitividade é equacionar possíveis parcerias estratégicas, com empresas do mesmo setor ou até de setores complementares.

Em segundo lugar, deverá estabelecer um plano estratégico bem definido, com a elaboração de um plano de negócios que deverá contemplar uma análise económica e financeira: qual o investimento a realizar, como será financiado, quais as perspetivas de retorno do investimento e a taxa de rentabilidade. O empreendedor deve munir-se de máxima informação e deverá ter capacidade de liderança e tomada de decisão. O negócio deve sempre ser gerido com o máximo rigor, sobretudo com controlo de todas as variáveis de gestão.

Determinação, coragem e espirito de criatividade devem estar sempre presente na gestão do seu negócio. Também o empreendedor não deve ficar unicamente preso a um possível investimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário