quinta-feira, 6 de maio de 2010

Comentário Jorge Ribeiro -"A selecção da Equipa é o investimento mais dificil do Empresário"


O charme é importante e interessante, mas a pedra angular do sucesso da empresa é a consistência da sua equipa de trabalho.
É certo que para haver sucesso é fundamental a empresa ter a capacidade de angariação de negócios, e o charme transmite ao cliente o perfume e a confiança necessários para o cumprimento dos objectivos comerciais. Contudo, depois de angariados, os negócios serão executados e concretizados, e o sucesso da empresa reside na sua capacidade de boa execução e concretização das obras.
Esta capacidade solidifica a confiança dos clientes, e portanto facilita o êxito de angariação de futuros negócios, e sobretudo assegura a rentabilidade das vendas e o retorno dos investimentos.
A selecção da equipa é o investimento mais difícil do empresário, porque é inquantificável e sobretudo imprevisível sobre a sua capacidade de trabalho futura (também aqui o charme na contratação das pessoas é interessante). Apesar de serem o activo mais importante da empresa, as pessoas não aparecem no balanço anual, mas são a base fundamental da rubrica de resultados líquidos.
“O Mercado da Pedra“ parece bem organizada, sustentada numa equipa jovem e motivada com perspectivas de sucesso bastante animadoras.
Em 2009 a empresa assumiu novos desafios, e investiu no aparente difícil sector industrial de transformação da pedra, contrariando a tendência de desinvestimento sentido na economia nacional.
Devemos valorizar o empreendedorismo destes jovens empresários, que fomentam a criação e/ou manutenção de postos de trabalho e aumentam a riqueza do país, apesar do ambiente claramente pessimista vivido nos sectores financeiro e governamental, que infelizmente, e ao contrário do apregoado, reprimem este tipo de iniciativas.


Sem comentários:

Enviar um comentário