quinta-feira, 6 de maio de 2010

Mercado da Pedra - "Para inovar basta acreditar e ter charme"


O Mercado da Pedra dedica-se ao comércio de pedra natural e alguns compactos, baseando os seus principais factores de diferenciação na oferta de pedras decorativas com elevado conteúdo estético, técnico e tecnológico, e na apresentação de uma diversidade de soluções pouco habitual nas tradicionais empresas do sector.
Desde a sua criação, O Mercado da Pedra, efectua uma prospecção permanente em busca de novos produtos de forma a gerar um leque alargado de soluções aos profissionais do sector.
A organização foi criada em 2004 apostando no primeiro ano de actividade num forte investimento em prospecção. A partir de 2005 alargou o investimento à divulgação da empresa, desenvolvendo uma campanha publicitária de impacto nacional, inserindo anúncios de página inteira nas principais revistas de arquitectura, engenharia e construção.
O resultado dessa estratégia, cujo investimento ainda se mantém, associado às feiras realizadas anualmente, aos cuidados tidos com a imagem e apresentação da empresa, traduziram-se num enorme sucesso de popularidade dentro do sector, que, ao contrário do habitual, permitiram num curto espaço de tempo obter uma carteira de clientes de referência.
A sustentabilidade desta acção tem sido conseguida com aposta na qualidade, honestidade, responsabilidade social, excelência na prestação de serviços, antes, durante e após a venda.
Esta atenção e dedicação aos clientes, na procura da satisfação dos seus desejos, necessidades e expectativas, tem como objectivo estabelecer parcerias empresariais privilegiadas e duradouras.
O Mercado da Pedra orgulha-se de fornecer empresas como BRITALAR, CASAIS, CIVILRIA, EUROPA AR-LINDO, MOTA-ENGIL, OBRECOL, TEIXEIRA DUARTE, entre outras, tendo construído num curto espaço de tempo um Portfolio que inclui Hotéis, Edifícios públicos, Edifícios de habitação, escritórios, Resorts, SPA’s e outras obras, espalhadas por todo o Portugal continental e ilhas.
Mas o Mercado da Pedra não se fica pela vontade, sustenta o crescimento nos seus recursos humanos, cuja média de idades se encontra abaixo dos 35 anos, possuindo uma equipa de trabalho com enorme sentido de responsabilidade e dedicação à empresa, alto índice de formação superior, profissionais com larga experiência e know-how do sector e fortíssima aposta na formação.
Os produtos fornecidos pelo Mercado da Pedra são provenientes de várias partes do mundo, desde Portugal a Brasil, Argentina, Grécia, Itália, Macedónia, Espanha, Turquia, Egipto, China, Vietname e outros, o que permite oferecer uma diversidade e diferenciação de pedras naturais elevadíssima.
Os clientes estão segmentados o que permite ao Mercado da Pedra conviver em harmonia com todos os segmentos mercado, colocando ao dispor de cada segmento uma dedicação e acompanhamento fora do vulgar neste sector de actividade.
No entanto, nem tudo é fácil, desde que surgiu, o Mercado da Pedra passou por várias etapas de crescimento que, se bem que permitem reconhecer a capacidade da equipa, também geram dificuldades na constante adaptação às mudanças. O Mercado da Pedra numa fase inicial dedicava-se apenas à comercialização de rochas ornamentais tendo em 2007 adquirido novas instalações que suportassem o crescimento de uma organização que, gerada em 2004 atinge, em 2006, os 800.000 Euros de Facturação chegando aos 2.778.000 Euros em 2008 contrariando toda a crise económica do sector.
Em 2009, com a onda de falências que flagelou os seus prestadores de serviços de transformação de pedra, decide adquirir as instalações de um dos seus antigos subcontratados mantendo os colaboradores que essa empresa possuía e criando assim o Mercado da Pedra – Indústria, o que origina a renomeação da empresa original para Mercado da Pedra – Comércio.
Com esta aquisição o Grupo Mercado da Pedra possui agora instalações produtivas de 7.500m2 cobertos inseridos numa área total de 40.000m2, gerando uma capacidade instalada de produção superior a 10.000m2 mês.
No entanto, podemos dizer que fazendo uma análise, por mais superficial que seja, ao sector em que o Mercado da Pedra se insere, qualquer analista, certamente diria que o risco de investimento nesta área seria elevado. Então o que diferencia uma organização que passa, em termos de facturação, do zero aos 2,8 milhões de euros em apenas quatro anos, que gera emprego em vez de despedir, que se solidifica convivendo com uma crise mundial? Da forma mais simples que podemos imaginar, com charme. Com o charme, que o Mercado da Pedra possui, de se inserir numa área de negócio que necessita de lufadas de ar fresco, empresas que valorizem e apostem nos seus colaboradores, nos seus parceiros e nos seus clientes. Assumindo claramente o respeito que estes merecem e a posição que estes ocupam para o desenvolvimento sustentado da organização, mas também, com o charme de apresentar os produtos e serviços com um cuidado muitas vezes descurado pelas “antigas” organizações deste ramo. O Mercado da Pedra é uma organização que nos permite afirmar que para inovar basta, acreditar e ter… Charme!


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