segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Empreendedorismo e ambiente

Para os empreendedores há um vasto conjunto de atividades em que a proteção ambiental é potencialmente geradora de resultados positivos. A produção de energias renováveis é favorecida por boas condições naturais ao nível do vento e da energia solar, enquanto as ondas e marés são promissoras embora ainda não competitivas.
 
Um dos benefícios mais associados ao empreendedorismo é o da criação de emprego. Perante o elevadíssimo nível que o desemprego atingiu este parece mesmo o objetivo central que o empreendedor devia prosseguir, para satisfazer também as necessidades da comunidade que o rodeia. Outras preocupações como a sustentabilidade do planeta parecem agora deslocadas e quase irresponsáveis. Se o combate à poluição custar nem que seja um posto de trabalho, não é melhor adiá-lo até que condições menos dramáticas permitam voltar a tomar medidas desse tipo?

No entanto esta pode ser uma visão míope, que ignora as oportunidades de negócio associadas à área ambiental. No caso português, esta questão é particularmente importante, dado que os custos do desleixo na área ambiental se repercutem na nossa principal fonte de atividade para o exterior, o turismo, e porque somos um dos países com maior dependência da importação de combustíveis fósseis.

Para os empreendedores há um vasto conjunto de atividades em que a proteção ambiental é potencialmente geradora de resultados positivos. A produção de
energias renováveis é favorecida por boas condições naturais ao nível do vento e da energia solar, enquanto as ondas e marés são promissoras embora ainda não competitivas. Já ao nível hidroelétrico a tendência de redução da pluviosidade representa uma ameaça considerável.

Do mesmo modo, a procura crescente de produtos e serviços sustentáveis representa oportunidades em áreas tão diversas como a agricultura biológica, a utilização de cortiça como substituto do cabedal ou na habitação, ou as novas tendências do turismo da natureza, com destaque para o ecoturismo, cicloturismo, turismo equestre ou observação de pássaros. Portugal beneficia de um nível de emissão de resíduos poluentes ainda relativamente baixo, o que nos coloca bem nas ligas internacionais, embora sejamos menos eficientes ao nível do tratamento e da reciclagem. Também aqui há imensas oportunidades, facilitadas pelo agravamento do preço da generalidade das matérias-primas.

Estes exemplos inserem-se no conjunto de atividades "win-win" na terminologia de Porter e Van der Lynde em que o benefício privado é coincidente com o interesse social. No entanto, há bens cujo valor social é superior ao valor privado, devido a problemas de externalidades positivas como a plantação de uma floresta ou a manutenção de uma vinha pelo contributo para a qualidade do ar ou da paisagem. Também há bens cujo custo social é superior ao custo privado devido a externalidades negativas como a produção de eletricidade com recurso a carvão, devido às elevadas emissões de gases poluentes. Nestas atividades os empreendedores são mais vulneráveis, necessitando de uma política estável de suporte que pode passar por incentivos ao investimento, redução de taxas de juro ou pela definição de normas que obriguem as tecnologias mais poluentes a suportar os custos sociais respetivos, por exemplo através do pagamento por unidade de resíduos gerados.

De entre os mecanismos mais usados, como o mercado de carbono ou o imposto sobre as emissões de dióxido de carbono, este último parece ser o mais eficiente. Seria importante que Portugal adotasse uma política clara quanto ao futuro do ambiente. Isso permitiria reforçar o empreendedorismo ambiental, tanto ao nível de novos projetos como de políticas inovadoras de empresas existentes, incluindo a substituição de tecnologias menos eficientes, a afirmação da imagem de marca de Portugal como país eficiente e a criação de tecnologias e emprego qualificado. Em última instância, também a balança comercial beneficiaria significativamente dado que os combustíveis fósseis representam cerca de um terço das nossas importações.

Sem comentários:

Enviar um comentário