De acordo com a obra, construir um negócio de sucesso é resultado de um coquetel de inteligência, coragem, sorte e paixão. O chef Ferran Adrià, do renomado restaurante catalão El Bulli, é um exemplo de ter o coração dominante, o que significa que ele é movido por propósito, sacrifício e paixão.
Já Jeff Bezos, fundador da Amazon, é citado como um profissional que tem a inteligência dominante. Nelson Mandela, por outro lado, é uma personalidade considerada corajosa, característica necessária para aqueles que largam tudo para correr atrás de seu sonho. Jay Chiat, designer norte-americano e fundador da agência TBWA/Chiat/Day, representa a turma dos que tem sorte.
A obra é indicada para aqueles que estão de olho no empreendedorismo como opção de carreira, empresários maduros ou simplesmente para profissionais que queiram avaliar o que tem feito de certo ou errado em relação no mundo dos negócio. As recomendações são dadas por meio de histórias e exemplos práticos da pesquisa dos autores.
Eles são líderes empresariais, empreendedores, e também conselheiros sênior de CEOs. Tjan é CEO e sócio da Cue Ball, uma empresa de capital de risco localizada em Boston. Ex-CEO da agência de notícias The Thomson Reuters Corporation, Harrington é presidente e sócio da empresa de Tjan. Já Hsieh trabalhou por quase 30 anos na Mckinsey & Co e chegou a ocupar o cargo de diretor sênior, e depois fundou a empresa LinHart Group, da qual é presidente.
Eles afirmam que qualquer empreendedor possui uma das quatro características que eles consideram essenciais. Uma pesquisa desenvolvida por eles, disponível no site da obra, ajuda o leitor a descobrir qual o é o seu perfil e o que lhe falta para obter o que deseja. De acordo com as estatísticas do levantamento, que faz parte da produção do livro, 61% dos entrevistados são movidos pelo coração, 25% são sortudos, 70% começaram o negócio sem ter um plano de negócios formal e 65% tiveram uma experiência empreendedora na infância.
Heart, Smarts, Guts and Luck: What It Takes to Be an Entrepreneur and Build a Great Business
O livro conta quais são as características necessárias para se tornar um empreendedor.Autor: Anthony K. Tjan, Richard J. Harrington e Tsun-Yan Hsieh
Editora: Harvard Business Review Press
Sem comentários:
Enviar um comentário