domingo, 26 de dezembro de 2010

Prémio Empreendedor Imigrante 2010

O Prémio Empreendedor Imigrante 2010 da Plataforma Imigração foi atribuído ex aequo a Ana Pérez, imigrante venezuelana a residir em Portugal há doze anos, programadora cultural, fundadora do Coro Gregoriano de Penafiel e empreendedora social, e Leila Sadeghi, iraniana residente em Portugal, há cinco anos, e empresária na área da estética e beleza. A Distinção de Melhores Práticas Autárquicas 2010 foi entregue à Câmara Municipal de Valongo pelo projecto “Valorizar a Diferença”.

O Prémio Empreendedor Imigrante do Ano é atribuído ao imigrante que tenha revelado maior empreendedorismo e responsabilidade social, e que seja simultaneamente um exemplo de integração proactiva e inovadora; a Distinção de Melhores Práticas Autárquicas em integração de imigrantes é atribuída à autarquia que tenha desenvolvido, no ano anterior, o projecto mais integrador e que permita um melhor acolhimento dos cidadãos imigrantes fixados no concelho.

Vencedoras Prémio Empreendedor Imigrante 2010.

Ana Pérez, venezuelana, licenciou-se em Direcção Coral Infantil e em Semiologia e Paleografia do Canto Gregoriano. Fundou o Coro Gregoriano de Penafiel e o Coro da Casa do Gaiato de Paço de Sousa, que dirigiu durante três anos em regime de voluntariado. Criou ainda o Festival Coral de Natal, uma iniciativa que passou a reunir, num único evento, todos os grupos corais da região de Vale do Sousa, e o Festival Coral Internacional. Ana Pérez tem desenvolvido diversos projectos que cruzam a música com a solidariedade social como o “Música a Brincar” e “Porto de Orfeu”, uma iniciativa levada a cabo em duas instituições para pessoas portadoras de deficiência, em Paços de Ferreira e Penafiel. Tem realizado várias acções para a generalização do ensino da Música no Porto. É ainda coordenadora do projecto da Casa da Música “A Orquestra vai à Escola” e criou a empresa Plano Utópico, para gestão e consolidação de projectos educativos na área da música.

Leila Sadeghi, Iraniana, é licenciada em Literatura Inglesa, embora nunca tenha exercido, e fez vários cursos de maquilhagem, caracterização e face styling, áreas que a apaixonam. Depois de ter trabalhado em vários locais e introduzido algumas técnicas novas, na área da estética, abriu o seu primeiro instituto de beleza onde pôde desenvolver essas técnicas inexistentes ou muito raras no mercado português. Hoje tem um segundo centro e pretende lançar uma loja de produtos de beleza orientais online. Além de, nos tempos livres, oferecer os seus serviços a idosas do Centro de Dia de Penacova, dez por cento dos seus rendimentos revertem a favor de instituições de solidariedade, como a UNICEF ou a SOL, e de outras acções beneméritas, tendo, por exemplo, ajudado outros iranianos a conseguir abrir o seu próprio negócio.

O projecto Valorizar a Diferença teve a duração de dez meses e consistiu numa série de iniciativas dirigidas, embora não exclusivamente, aos imigrantes do concelho de Valongo, com o objectivo de contribuir para a sua integração social, económica e profissional. Neste projecto foi dada especial atenção às mulheres imigrantes, na medida em que estão em risco acrescido de discriminação.

Festival da Interculturalidade, Biblioteca Humana (com base no slogan “Não julgues o livro pela capa”), Espaço Emprego Imigrante, Feira de Emprego e Formação e participação de comunidades imigrantes na EXPOVAL para apresentação das suas danças e cantares típicos, foram algumas das iniciativas desenvolvidas pelo município de Valongo, no âmbito deste projecto.

Ver noticia na integrahttp://www.gulbenkian.pt/index.php?article=2897&langId=1&format=404

Sem comentários:

Enviar um comentário