sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Concurso Nacional Poliempreende decorreu na Guarda

No Instituto Politécnico da Guarda (IPG) decorreu, na passada semana, a apresentação dos projetos selecionados para o concurso nacional Poliempreende.
Como já é hábito, antes da apresentação formal dos projetos a concurso (os projetos vencedores de cada instituição da parceria) decorreram dois dias de convívio entre as equipas e responsáveis do Poliempreende em cada uma das 21 instituições politécnicas.

“Este ano procurou-se organizar uma visita que salientasse o empreendedorismo da região através dos seus atores”, referiu-nos Teresa Paiva, Diretora da Unidade de Desenvolvimento e Investigação do IPG. “Assim, “perseguimos” o empreendedorismo, pesquisando o percurso da família Cabral, com raízes na Guarda (Álvaro Gil Cabral, trisavô de Pedro Álvares Cabral, foi o alcaide mor do Castelo da Guarda) até Belmonte e daí para o Brasil. “Perseguimos” um povo empreendedor, com forte presença na região da Beira Interior, em particular Guarda e Belmonte, e ainda “perseguimos” a diferenciação e inovação de um território que numa visão pouco profunda parece agreste e inóspito, mas que transparece e respira força e perseverança. Estas qualidades empreendedoras territoriais levaram-nos a Almeida, vila fortaleza e candidata a Património Mundial e a Trancoso, uma cidade bonita e cheia de casos de criatividade e inovação, visitando a empresa LGB”. Acrescentou Teresa Paiva.
Nesta décima edição, o primeiro prémio foi atribuído ao Projeto “EndoRobot Handheld Robot for MIS” – IP Cávado e Ave; o segundo lugar foi conquistado pelo trabalho Projeto “BioMec – Engineering Solutions” – IP Coimbra, enquanto o terceiro prémio foi entregue ao Projeto “RuralNet” – IP Bragança.
De referir que, na área de “Projetos de Vocação Empresarial” foram entregues menções honrosas aos projetos “Jet sy”  - ESEnfCoimbra e “Cadeira Autónoma Ecológica” – IP Viana do Castelo. Na secção de “Equipa Empreendedora” foi atribuída uma menção honrosa ao Projeto “Aromas da Montanha” – IP Guarda.

O Prémio Delta (equipa empreendedora) foi entregue ao projeto “Cereja no topo da Cavaca” – IP Viseu.

Recorde-se que este concurso destina-se a Estudantes de Escolas Superiores dos Institutos Politécnicos (IP), com inscrição em vigor; diplomados de qualquer grau, por Escolas Superiores dos IP; docentes dos Institutos Politécnicos ou outros indivíduos desde que integrando equipas constituídas por alunos e/ou diplomados.

As instituições do Ensino Superior Politécnico e um conjunto de Escolas Politécnicas uniram-se através do programa Poliempreende para conseguir dar resposta a uma necessidade do país que ainda é uma lacuna do ensino Superior, ou seja, incutir nos alunos a capacidade de empreender.
Fomentar uma cultura empreendedora e contribuir para o desenvolvimento económico do País ajudando a qualificar a classe empresarial são os grandes objetivos do Poliempreende.

Sem comentários:

Enviar um comentário