quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Empreendedorismo - Por onde começar?

Empreender é ter uma ideia inovadora e conseguir colocá-la em prática com a visão em seu público potencial. Estamos em um país empreendedor em que milhares de negócios nascem a todo instante. Mas, quase a metade deles não sobrevive nos três primeiros anos. Quais são os seus principais erros? Como fazer a diferença?

Empreendedor é aquele que cria uma solução, um jeito novo ou deteta uma demanda que ainda não foi suprida em determinada área de produto ou serviço. A motivação empreendedora pode nascer de duas esferas: necessidade ou oportunidade. Nasce de uma necessidade quando, por exemplo, a pessoa não encontra espaço no mercado de trabalho e busca outras opções para obter renda, geralmente, sem o amparo de pesquisas e planejamento. Já o empreendedor por oportunidade, deteta uma alternativa de lucro a partir de seus conhecimentos e habilidades, além de encontrar um público potencialmente interessante para consumir os seus serviços.

Segundo o IBGE, 48,2% das empresas não sobrevivem após os três primeiros anos de existência (2010). Esta aí a necessidade de realizar um planejamento eficaz, para que seu negócio já inicie com o diferencial de conhecer o mercado, as oportunidades e ameaças que poderá encontrar.

Para iniciar o seu projeto, responda quatro perguntas:
1.  O que quero fazer?2.  Quando fazer?3.  Por que fazer?4.  Como fazer?

Esse é o inicio do seu planejamento. Pois, tão importante quanto ter uma ideia inovadora é cuidar dela e estruturá-la, para que ela “nasça” em momento oportuno.
Coloque no papel - Faça pesquisas!
1.  Foco no diferencialQuais são os meus diferenciais?
A partir da sua motivação para empreender, você já deverá saber quais são os seus diferenciais. Por que alguém compraria o seu produto e não o do concorrente? É o atendimento? Uma peça nova? Um jeito inovador? Criatividade, responsabilidade, paixão pelo que faz...
O mais importante desse diferencial é que o seu cliente deverá ter plena consciência dele, do mesmo modo em que todos aqueles que direta ou indiretamente trabalharem com você.

2. Calcular o investimentoDe onde esse dinheiro vai sair? Em quanto tempo pretendo ter o retorno?
Elabore o planejamento financeiro (gastos com máquinas, móveis, utensílios, equipamentos de informática, projetos, água, luz, transporte...). Calcule também, uma margem de erro, pois deve ter consciência de que poderá enfrentar algumas dificuldades, como: queda nas vendas, inadimplência de clientes, aumento das despesas variáveis, aumento de custos de materiais e desperdícios operacionais.

3. Plano de NegóciosConsiste basicamente em colocar no papel todas as suas ideias, projeções e dados sobre o negócio. Esse é o principal erro das empresas que não sobrevivem por muito tempo: a falta do plano de negócios!
Assim também acontece em tudo na vida: a compra de uma casa, o planejamento financeiro da família, cronograma de estudos para passar no vestibular, e afins. Então, o quanto antes você aprender que o planejamento é a primeira etapa de qualquer ação, você passará a obter melhores resultados em todas as esferas da vida. Vale a pena tentar.
Conhecer a área de atuação é tão fundamental quanto ter vontade de entrar nela. Tenha formação ou um bom nível de conhecimento para atuar.Se vai entrar no ramo de padarias, por exemplo, mas não tem contato com nenhum outro, não saberá as reais dificuldades e oportunidades encontradas. Pesquisar os concorrentes potenciais é um modo de descobrir seus pontos fracos e ter uma noção real de como ele sobrevive, além de identificar em que poderá ser melhorar. Isso é empreender. Inovar com consciência!

Sem comentários:

Enviar um comentário