quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Alunos de Mação vencem concurso europeu de empreendedorismo

Criar um sistema para carregar dispositivos electrónicos sem a utilização de energia eléctrica e sem fios foi a ideia de negócio vencedora do projecto StartUp_EU e veio de quatro alunos do 11º ano da Escola Secundária de Mação. No jogo pedagógico participam mais de 400 estudantes do ensino secundário de vários países da União Europeia, mas os portugueses tiveram a invenção mais original.

Em Abril deste ano, uma turma de 14 alunos da Escola Secundária de Mação, promovida pelo TAGUSVALLEY – Tecnopolo do Vale do Tejo, inscreveu-se e foi aceite no desafio do StartUp_EU, desenvolvido no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida da União Europeia. Dos quatro grupos em que se dividiu a turma surgiram várias ideias. No entanto, apenas uma equipa avançou neste jogo educativo, que desenvolve capacidades empreendedoras nos jovens através de uma plataforma de tecnologia Web 2.0.

Criar um dispositivo para carregar telemóveis, computadores portáteis e aparelhos que não necessitam de cabos eléctricos, alimentado a energia solar e com transmissão via wi-fi, foi o projecto que colocou os quatro alunos de Mação entre os seis finalistas europeus. Nessa lista constava dois grupos de estudantes de Granada (Espanha), duas equipas de Riga (Letónia) e uma de Lodz (Polónia), da qual saíram os portugueses de Mação vitoriosos, tendo o resultado sido conhecido no passado dia 3 de Outubro, no Porto.
Além de uma pequena quantia de dinheiro, os estudantes vão ter direito a consultadoria sobre a sua ideia de negócio pelos elementos do júri do concurso, composto por entidades de referência mundial na área do empreendedorismo. A Escola Secundária de Mação vai, ainda, ser alvo de um estudo de caso pelas boas práticas pela European Business & Innovation Centres Network (EBN), promotora do concurso e da qual o TAGUSVALLEY é associado.

A conferência Final do StartUp_EU, em que foram conhecidos os resultados, serviu também para professores, decisores políticos e outras entidades interessadas trocarem experiências e opiniões sobre as metodologias e práticas de e-learning, podendo estes deixarem o seu feed-back sobre as ferramentas e metodologias deste jogo.

O Projeto StartUp_EU (ser um empresário de Alta Tecnologia) é uma iniciativa co-financiada pela União Europeia e é projectado para motivar os alunos do ensino secundário, recriando a emoção e inovação criativa de uma nova empresa startup. Através da plataforma on-line, os estudantes europeus aprendem sobre empreendedorismo por meio de inspiradores e instigantes vídeos, livros sobre negócios, planos de marketing e técnicas de apresentação. Esta iniciativa surgiu no debate Económico Mundial de 2011 “Educating, the Next Wave of Entrepreneurs”, em que se concluiu que quanto mais cedo é estimulado o espírito empreendedor nas pessoas, melhores são os resultados para a sociedade.

Parceiro da EBN, que o reconhece como Business Innovation Centre (BIC) desde 2011, o TAGUSVALLEY serviu de elo de ligação entre os alunos e a organização neste processo, na sequência do trabalho que tem desenvolvido de incentivo ao empreendedorismo nas escolas, com o projecto EMPRE. Esta metodologia, que está prestes a arrancar este ano lectivo, desafia os alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico do Médio Tejo a criarem “empresas”, formando equipas e aplicando os vários processos, desde a criação de uma identidade corporativa, estudo de mercado, definição das gamas dos produtos e gestão de fornecedores e clientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário