sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Oficina dos Presentes - Aposta na Originalidade e na Criatividade


A Oficina dos Presentes é um atelier de presentes personalizados, onde todas as peças são produzidas ao gosto e estilo de cada cliente. “Sendo a intervenção de máquinas reduzida ao mínimo, foi definido como lema/mote a seguinte frase: Onde os presentes são 100% personalizados, 99,9% manuais”, explica Catarina Poiares, mentora do projecto.
O cliente que procura A Oficina dos Presentes é “um cliente que gosta de detalhes, criatividade e originalidade. Que quer um presente original, diferente e em que o mesmo possa ser interveniente/parte activa na escolha dos materiais e acabamentos. No fundo quer uma peça exclusiva. Um cliente atento aos detalhes, ao serviço personalizado no atendimento mas também no próprio produto/serviço que adquire”.
A mesma fonte adianta que a ideia deste atelier nasceu em 1999 numa conversa com uma amiga. A ideia era “criar um conceito diferente e inovador no mercado português na oferta de presentes”.
O ante-projecto foi entregue no centro de emprego em Abril de 2000, sendo que o projecto foi diferido e consequentemente apoiado e financiado e, então, Catarina Poiares pode dar início à montagem do atelier em Abril de 2001.
Como explica a responsável, o atelier surge assim no âmbito de um projecto de financiamento e subsídio promovido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional chamado Apoio à Criação do Próprio Emprego (ACPE).
“A particularidade e diferença deste atelier é que sendo uma actividade 100% artesanal/manual a sua comercialização e divulgação é feita com recurso às novas tecnologias de informação (site, telefone, facebook). No fundo, é um casamento entre o antigo e o moderno”, afirma Catarina Poiares.
Aliás, o facto de A Oficina dos Presentes não ter um espaço físico aberto ao público foi uma das principais dificuldades que a empreendedora encontrou. “No inicio, e falamos em 2001 onde ainda não havia a massificação da internet e do hábito de as pessoas comprarem produtos/serviços pela internet/email foi talvez um dos maiores receios que encontrei no inicio; no fundo temiam que o projecto não fosse sério/honesto. Até porque não tendo o atelier um espaço físico (onde se pudessem deslocar/tocar nas peças e nos materiais) criava certa confusão a algumas pessoas/clientes nessa época; mas depois de um primeiro contacto telefónico e do envio de todas as informações e explicações por e-mail essa dúvida/receio desaparecia”, conta. Acrescentando que, no fundo, “os primeiros anos foi a criar nome no mercado e de ser associado o mesmo com o de um trabalho de qualidade, original e criativo. Algo que aos poucos e poucos e que após os primeiros artigos na imprensa associado á participação em alguns programas de televisão pude constatar o impacto positivo junto das pessoas”.
Em Abril de 2011, o atelier completa 10 anos de actividade. Catarina Poiares faz o balanço: “infelizmente e atendendo a toda a conjunta politica, económica e social que o país e mesmo o mundo tem vindo a atravessar nestes últimos anos; não tem ajudado muito originando menos oportunidades de negócio, menos vendas e consequentemente menos negócios”. Mas a vivacidade e teimosia de Catarina têm feito do projecto um sucesso. Mais recentemente começou a apostar no desenvolvimento de parcerias.
De futuro, Catarina Poiares pensa um site mais dinâmico/interactivo com alguns widgets e interacção com redes sociais. Com a possibilidade de ter logo ali mais informação mediante a opção de um login e ir a uma área reservada do seu perfil.
O acesso aos produtos do atelier pode ser feito pelo site, onde se encontra toda a informação relativa aos presentes produzidos e respectivos preços assim como aos diversos serviços prestados (Peças Únicas, Revenda para Lojas, Peças para Empresas e Festas). Tem ainda uma página que tem os ficheiros com todos os materiais em que pode encomendar o seu presente. Na secção Festas são referidos os preços mínimos de cada um dos tipos de peças que o atelier produz; para facilitar e até ajudar o cliente com as questões mais usuais e frequentes; foi criada uma secção chamada de FAQ (Frequent Asked Questions) onde o visitante tem organizado por tipo de pergunta e de secção as diversas perguntas que mais frequentemente são colocadas ao atelier. “Todo o site está profusamente ilustrado com fotografias de diversas peças e que podem servir de inspiração para o cliente criar o seu presente. Sempre que é solicitado ao atelier, é dada ajuda ao mesmo na combinação de materiais e idealização do presente que o cliente pretende adquirir. No caso das peças para festas (todas as páginas dessa secção estão recheadas com fotografias que exemplificam o trabalho desenvolvido); mas por impossibilidade de ter todos os modelos presentes no site; o pedido por meio do formulário do site é remetido todo o portfolio do atelier”, afirma. Uma outra forma de chegar ao contacto com o trabalho do atelier é através da página de fãs no Facebook onde são colocadas imagens dos últimos trabalhos desenvolvidos assim como é o sítio que tem sempre as últimas noticia e novidades á cerca do atelier.

Sem comentários:

Enviar um comentário