quarta-feira, 24 de novembro de 2010

"Os desafios de um empreendedor" por Rui Pedro Oliveira


Ao falarmos de desafios de um empreendedor, julgo que será primordial conhecermos o que querem dizer nas suas essências as palavras “Desafio” e “Empreendedor”.
Desafio é o sinónimo de duelo, repto, estímulo, provocação ou jogo para falar só de alguns termos constantes em qualquer dicionário de língua portuguesa.
Empreendedor, é o termo utilizado para qualificar ou especificar, principalmente, aquele individuo que detem de uma forma especial, inovadora de se dedicar às actividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou produtos – gerando um novo método com o seu conhecimento. Também é utilizado no cenário económico para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existia. Parte desta leitura é constante do Wikipedia na sua versão Brasileira.
Se temos aqui dois métodos bem distintos de irmos buscar informação, seja ao Larousse que temos em casa, ou a um clique no bolso do nosso casaco ao favorito que abre o browser no Google, os seus sinónimos, como em qualquer língua, não deixam de ser de diferentes aplicações naturalmente que por vezes podem ser aplicadas na semântica da frase a utilizar alterando-lhes o sentido da sentença, ou não...
O desafio de um empreendedor, é efectivamente parte de todos os sinónimos que o dicionário nos deu. É um duelo com a burocracia, é um repto à paciência, é uma provocação aos estabelecidos, é um jogo de emoções, claramente um estímulo à nossa sanidade mental. Esta será a primeira opinião que qualquer possível candidato a entrepreneur, não os do século XVII onde pela primeira vez se ouviu esta palavra em França, para designar as pessoas ousadas que estimulavam a economia com melhores e novas formas de agir, mas sim, efectivamente a todos que se inspiram a serem donos dos seus novos negócios, sejam eles inovadores ou não, em pleno século XXI. Isto é o que quem na sua generalidade depara, com os novos negócios ou desafios que se insurgem.
É nesta insurgência que julgo residir a diferença no significado da palavra desafio.
Um empreendedor é um gestor, tem que ser uma pessoa de coragem, tem que ser uma pessoa com visão, tem que ser firme, tem que ter espírito de iniciativa e liderança, tem que ser um optimista, tem que ser organizado e tem que sobretudo ter um dom raro de hoje em dia... Respeito humano. Embora ainda falte uma característica fundamental.
O empreendedor, pode não ter as características supracitadas na sua plenitude, mas pelo menos a maoria delas tem que as dominar. Só assim, poderá tornar os significados da palavra em duelos com a inovação e inteligência, só assim poderá lançar reptos aos seus concorrentes e ao mercado, só assim provocará a confiança nos seus clientes, forncedores e parceiros, só assim, estimulará a nossa economia e mercado. E invertendo ou usando estes sinónimos na palavra empreendedor, poder-se-á dar o verdadeiro significado que dois grandes economistas mundiais como Schumpeter que impôs o empreendedor como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações, e com o “remate” de Peter Drucker que nos anos 70 introduziu o conceito de risco, em que uma pessoa empreendedora precisa de arriscar em algum negócio.
Os grandes desafios de um empreendedor, não são todas as responsabilidades que o nome acarreta, não são as dificuldades que aparecem a todas as esquinas, não são as procuras de negócios e clientes nos interstícios emergentes. O grande desafio, é por vezes o significado que as palavras têm.
Para se ser empreendedor, não pode ser só um gestor, inteligente, inovador, respeitador e trabalhador. Falta a capacidade de liderança, a caracteristica mais aglomeradora de todas as em cima descritas. É dentro desta que se encontram as motivações e são essas que fazem rolar uma organização. Ou rolar para a frente ou rolar para trás.
Gestão, é fazer as coisas bem, liderança é fazer bem as coisas.
É de empreendedores de desafios que deixam de haver alguns desafios aos empreendedores.

Sem comentários:

Enviar um comentário