segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Newsletter Empreender nº 4

Este mês é marcado pela semana global do Empreendedorismo que decorre de 15 a 21 de Novembro.Esta iniciativa acontece simultaneamente em mais de 100 países em todo o mundo e serão desenvolvidas centenas de iniciativas que visam promover a capacidade de inovar e criar. Nunca antes foi tão importante empreender e encontrar novas formas para contornar a situação de crise que vivemos, seja no campo empresarial, familiar e profissional. Mas qual é o principal motivo para empreender?
Recentemente, assisti a uma conferência onde conheci Dona Geralda, um exemplo de vida e de empreendedorismo. Esta brasileira de Minas Gerais passou a sua vida recolhendo papel pelas ruas de Belo Horizonte. “As pessoas confundiam os catadores de papel com o lixo. Achavam que nós estávamos fazendo sujeira e não limpando. Como eu não tinha consciência do que fazia e nem auto-estima, achava que não tinha saída e que minha vida seria sempre do mesmo jeito. E por isso bebia muito”, conta.
A destruição dos barracos dos catadores na década de oitenta foi a crise que levou esta mulher a fazer uma mudança radical na sua vida. Fundadora da Asmare, sigla da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável, Dona Geralda comanda um projecto social que atende 257 catadores em Belo Horizonte.
Esta iniciativa foi premiada pela ONU como uma das mais inovadoras iniciativas de inclusão social. O projecto já lhe rendeu diversas homenagens no Brasil e no exterior. A principal foi o Prémio Unesco, em 1999, na categoria Ciência e Meio Ambiente. Dona Geralda foi pessoalmente recebê-lo em Nova Iorque. O que mais a impressionou na cidade foi o que os americanos deitam fora. “Aquilo não é lixo, é luxo! Deu vontade de catar tudo e trazer para cá”, diz.
Quando questionada pela razão de base ao projecto que lidera actualmente, é peremptória, “tinha que catar a fome”, diz-nos esta empreendedora, que se dedica a este trabalho desde os oito anos de idade.
A necessidade como catalisador para uma atitude empreendedora. O exemplo como inspiração e demonstração que é possível ultrapassar os obstáculos e fazer sempre melhor apesar das adversidades.
O nosso compromisso é mostrar que é possível, apesar das dificuldades.
Queremos com os exemplos e artigos publicados, contribuir para o desenvolvimento do espírito empreendedor, mas acima de tudo para fomentar um empreendedorismo sustentável.

Deixe-nos a sua opinião!

Subscreva a nossa Newsletter http://mailings.vidaeconomica.pt/files/newsletters/2010-11/empreender/empreender04.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário