sábado, 10 de agosto de 2013

ESTUDANTES COM PERFIL EMPREENDEDOR ESTÃO LIGADOS AO ASSOCIATIVISMO E TRABALHAM NAS FÉRIAS


Um estudo da Universidade de Coimbra sobre o perfil empreendedor dos estudantes de Ensino Superior da região revela que face ao aluno «comum», estes são, em média, 7 anos mais velhos, e estão envolvidos em vários projetos extracurriculares. 

É homem, tem mais de 26 anos e frequenta cursos com maiores habilitações académicas. É este o perfil do estudante empreendedor traçado pela Universidade de Coimbra, num estudo que avaliou o espírito empreendedor dos estudantes de Ensino Superior de Coimbra e o impacto das escolas no fomento do empreendedorismo e da inovação.

Os estudantes com perfil empreendedor estão ligados a órgãos de gestão associativos ou a atividades culturais e apresentam também uma maior apetência para trabalhar nas férias de verão. Mostram ainda uma maior tolerância ao risco e ao falhanço do que os estudantes comuns, revela o estudo que envolveu 1.764 estudantes de Ensino Superior da região de Coimbra - Universidade de Coimbra, institutos politécnicos de Coimbra e de Leiria.

47% dos estudantes inquiridos querem trabalhar por conta própria, tendo como principal motivação a realização pessoal, ainda que tenham receio da incerteza dos rendimentos (62%) e da atual conjuntura económica (61%). Os trabalhadores-estudantes são os que mostram menos receio em criar o próprio emprego do que a média dos estudantes. 
 
Se a opção for trabalhar por conta de outrem, a Sonae reúne a preferência de 20,5% dos inquiridos, seguida da EDP (7,4%). Por isso, quando se fala em empreendedores de referência o patrão da Sonae, Belmiro de Azevedo, surge no topo, a par de nomes como Rui Nabeiro e Soares dos Santos.
 
Os estudantes com potencial empreendedor são mais entusiastas pela inovação tecnológica e mais exigentes com as escolas no fomento de uma cultura empreendedora. 

O estudo, financiado pelo QREN no âmbito do Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro, foi realizado ao longo do último ano letivo pela Divisão de Inovação e Transferências do Saber da Universidade de Coimbra, no âmbito do Inov C, um programa estratégico com a duração de quatro anos que pretende consolidar o ecossistema de inovação na região Centro. 
       

Sem comentários:

Enviar um comentário