domingo, 25 de agosto de 2013

Lisboa vai acolher festival para "start-up" tecnológicas em novembro

O empreendedorismo tecnológico é fundamental para Portugal "dar a volta à situação económica atual", disse à Lusa André Marquet, organizador do evento para empreendedores Explorers Festival, que se realiza em Lisboa em novembro.
"As gerações de agora procuram mais do que um emprego de oito horas. Eles querem um trabalho estimulante e com que se identifiquem", frisou Marquet, explicando assim a longa série de iniciativas relacionadas com o empreendedorismo realizadas em Lisboa nos últimos meses.

"Este é um caminho no qual ainda estamos a dar os primeiros passos", acrescentou, atribuindo a atual `febre` do empreendedorismo ao facto de "muita gente não ter emprego na economia tradicional".
O festival visa prover com ferramentas práticas os empreendedores e responsáveis de `start-up` [novas empresas], conetando-os também com investidores que os ajudem a lançar os seus projetos.
Marquet afirmou que em Portugal há "imenso espaço para crescer", mesmo que as `start-up` ainda tenham "pouco peso na economia" do país.

O Explorers Festival visa "apanhar várias áreas" do empreendedorismo, incluindo o social, embora a tecnologia esteja priorizada na `Toolbox`, a segunda fase do evento, na qual serão reunidos "especialistas em ferramentas para `start-up`" como gestores, designers e engenheiros.

Segundo estudo divulgado pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa na semana passada, a proporção de empreendedores em Portugal mantém-se estável, apesar da crise económica, com uma percentagem de 7,7% de adultos envolvidos em `start-ups`.

A taxa TEA, que mede a percentagem de adultos envolvidos em `start-ups`, cresceu em Portugal em 2012 de forma ligeira face a 2011 (7,5%), ocupando o 44º posto do universo do estudo GEM 2012, que agrupa 69 países, e é a 7ª maior entre as 24 economias participantes orientadas para a inovação, ficando 0,6 pontos percentuais acima da média desses países.
A faixa etária dos 25 aos 34 anos é a que reúne mais empreendedores entre os portugueses, sendo que a taxa TEA nessa categoria é de 10,6%.
O número de portugueses envolvidos na gestão de novos negócios corresponde a 9,2% da população adulta masculina, enquanto 6,1% são mulheres.

Em Portugal, os empreendedores concentram-se em 44,9% no setor que inclui os negócios direcionados para o consumidor final, em 26,2% no setor da transformação e finalmente em 23,8% na prestação de serviços a outras empresas.

Sem comentários:

Enviar um comentário