Neto de Alfaiate e filho de Alfaiate, tem no sangue esta
arte que em Portugal remonta ao século XII. Desde criança acompanhou o negócio
do pai e viu ao longo do tempo a transformação das pequenas alfaiatarias em
empresas de produção em serie.
Desde sempre trabalhou no negócio de família, tendo
desempenhado funções nas diferentes áreas desde a produção até à gestão.
“Sempre gostei mesmo foi da área criativa e da área comercial” conta-nos Manuel
Teles. Assim há dois anos deixou a empresa da família para criar a sua própria
marca modernizando o conceito de alfaiataria.
O desafio era portanto, para este Engenheiro têxtil, responder
às exigências do mercado moderno conjugando os ganhos de eficiência de uma
produção em serie com a costumização e personalização da alfaiataria.
A Manuel Tayloring é, depois de dois anos de trabalho
intenso, a resposta a este desafio. É na sua sede no centro do Porto que este Alfaiate
Empreendedor oferece aos seus clientes um serviço de Personal Tailor &
Fashion Consultant , distinto, discreto e realizado através de marcação.
Aqui o cliente pode escolher o desenho, corte e os tecidos
sempre da melhor qualidade e deixar a o resto do processo nas mãos de Manuel
Teles. “Consigo personalizar tudo, desde os botões, forros, camisas e até mesmo
luvas. Pretendo que cada peça seja única
e de acordo com a possibilidade de cada Cliente”, afirma o empresário.
Desengane-se quem pensa que este é um serviço apenas para
alguns, “o preço de um fato feito por medida pode ir de 350€ até quatro
dígitos” diz-nos Manuel Teles, tudo depende do grau de personalização. Uma
coisa é certa, o nível de serviço é sempre o mesmo.
Os clientes não precisam vir até Manuel Teles, ele é que se
desloca para a recolha das encomendas, tirar medidas e fazer as provas. Este é
também um fator diferenciador do serviço prestado.
Conta já com atliers em Lisboa, Madrid e dentro de pouco
tempo em Paris. A crise não é assunto que preocupe este empreendedor, que
afirma existir procura e necessidade para o serviço que presta. A comprovar esta
procura está o aumento de 37% do seu volume de Negócios no último ano.
Acredita que a base de qualquer projecto é ter paixão pelo que se faz e
trabalhar arduamente para o conseguir. Na sua opinião a base de qualquer
estratégia para ultrapassar o momento que se atravessa actualmente é a inovação
e a capacidade de colocação no mercado. “Em meu entender a muito curto prazo
existirão somente dois segmentos ( low-cost e hight-cost) .
Nos dois segmentos o factor Inovação ligado à qualidade do produto são
factores que lhe garantem uma posição distinta.” No futuro próximo espera poder expandir-se
para São Paulo e Milão.
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