EMPRE - Empresários na Escola arrancou pelo quarto ano lectivo consecutivo. Despoletar o espírito empreendedor e inovador nos jovens entre os 13 e os 18 anos, através de um primeiro contacto com a realidade empresarial é o principal objectivo deste projecto, da Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro (RIERC), que em 2011 foi reajustado.
Após o êxito do ano passado com a apresentação na mostra de produtos, em Coimbra, de 28 empresas, provenientes de 12 escolas da zona Centro, o EMPRE apresenta-se em 2011/2012 reformulado, devido à supressão da área de projecto do plano curricular. Formação Cívica ou Estudo Acompanhado foram as disciplinas encontradas para integrar esta iniciativa desenvolvida em turmas do 2º, 3º ciclo de Ensino e Cursos de Educação e Formação (CEF’s).
Em algumas escolas a solução encontrada foi a criação de clubes, que irão funcionar como espaços pedagógicos, abertos a qualquer aluno e dispondo de professores voluntários para os coordenarem. Estes Clubes EMPRE vincam, definitivamente, a importância deste projecto, do Start-Up, resultante da parceria do CEC - Câmara do Comércio e Indústria do Centro, com o apoio do Programa Operacional Regional do Centro (Mais Centro).
No ano lectivo 2011/2012, o EMPRE, coordenado pelo TAGUSVALLEY - Tecnopolo do Vale do Tejo e pelo PAKURBIS, envolve escolas do Médio Tejo, Marinha Grande e Caldas da Rainha, através da dinamização das incubadoras da AIRO, OPEN e TAGUSVALLEY. No entanto, perspectiva-se que pelas qualidades do projectos, que este se alargue aos restantes parceiros da zona Centro.
Empresários na Escola é um projecto que vai de encontro ao Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação +E+I, definido em Resolução de Conselho de Ministros em 16 de Dezembro de 2011. Na medida em que fomenta uma sociedade mais empreendedora, através da promoção de uma cultura criativa e inovadora nos mais jovens ao promover uma componente experimental no ensino básico e secundário.
No EMPRE, os estudantes são desafiados a formar equipas e investir dinheiro real numa empresa, seja de manufacturação de produtos ou de compra e venda de artigos. Durante o ano lectivo, cada grupo de alunos aplica os vários processos de uma empresa, desde a criação de uma identidade corporativa, passando pelo estudo de mercado e a definição das gamas dos produtos, trabalhando com fornecedores e clientes, o que culmina com a realização de uma feira, sendo o ponto mais alto do projecto.
Sem comentários:
Enviar um comentário