domingo, 29 de janeiro de 2012

Presidente da Nersant defende acesso mais simples das empresas ao QREN

A presidente da Nersant - Núcleo Empresarial da Região de Santarém - defende que as empresas que ainda não exportam os seus produtos para o estrangeiro, mas que têm condições de eficiência, possam ter, desta vez, acesso ao crédito através do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) e de forma mais simplificada. Salomé Rafael dirigiu-se directamente ao secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Oliveira, durante a sua visita ao distrito de Santarém na sexta-feira, 20 de Janeiro.

Salomé Rafael referiu ainda que uma das maiores “aflições” da Nersant é a falta de tempo que, na sua opinião, é determinante para um conjunto de empresas. “A continuidade das próprias empresas depende muito do tempo e da aplicação de um conjunto de medidas que são necessárias implementar para a revitalização da economia”, disse, acrescentando que os empresários necessitam de “mais” algum apoio, para além do existente, que é “manifestamente insuficiente” para se continuar a apostar na exportação.

Actualmente a Nersant já ajudou a criar cerca de duas centenas de novas empresas, monitorizadas e acompanhadas pela associação, sobretudo no primeiro ano de constituição. “Sempre existiu da nossa parte uma enorme preocupação relativamente à inovação, competitividade, exportação, internacionalização e proporcionar formação aos próprios gestores e quadros das empresas. Temos tentado estar à frente das situações e não apenas a reagir no momento em que elas acontecem”, sublinhou.

O secretário de Estado do Empreendedorismo realçou a importância de incentivar as empresas que não exportam a exportarem e acrescenta que o Governo quer que empresas viáveis se desenvolvam e recuperem rapidamente. Em relação ao QREN, Carlos Oliveira afirma que é intenção do Governo simplificar e introduzir melhorias no programa do QREN.

Durante o almoço foram apresentados dois projectos do programa Apoiarmicro que está a ser dinamizado e apoiado pela Nersant e ainda a apresentação do AgroCluster. Antes de prosseguirem com a visita a mais duas empresas da região foram ainda entregues diplomas às empresas certificadas pelo Certifica-Sant financiado pelo Programa Compete.

Sem comentários:

Enviar um comentário