domingo, 1 de janeiro de 2012

Por que a colaboração e a cocriação são tão importantes hoje?

Primeiro, colaboração é algo que existe desde sempre. Sem ela, a humanidade não estaria aqui hoje. Para cada um de nós estarmos vivos, muitos contribuíram. Quando alguém fala em self-made man, duvide disso. Não existe ninguém que fez tudo sozinho. Ideias e trabalho de muitos com certeza colaboraram para o sucesso dessa pessoa.

Então, o que difere a necessidade de colaboração do passado para hoje, dentro das empresas, especificamente?


Antes de mais nada, que fique claro que a colaboração não é mais um diferencial competitivo, e sim algo que está ligado a vida ou morte de uma empresa. Não é mais possível resolver os problemas de um departamento ou empresa somente com seus recursos internos. É preciso uma rede de relacionamentos que contribuam com novas soluções.

Quantas vezes vemos milhões investidos em projetos fracassados?

Muitas causas estão envolvidas nisso, mas algo que sempre se sobressai é o fato de as pessoas não acreditarem naquele projeto, e os próprios envolvidos vão matando a ideia. O grande fracasso é só consequência das ações desse grupo.

Quantas vezes já escutamos que aquele líder ou grupo é vencedor, e todos querem fazer parte dele, ou que aquele líder ou grupo desafia as pessoas a ir além, a buscar respostas fora da empresa ou entre seus pares?

A colaboração dentro dos grupos nas empresas tem sido incentivada de muitas formas: o bônus é o mais comum, mas colocar a colaboração no seu sistema de avaliação de funcionários também tem sido muito usado.

Um bom exemplo é a 3M, em que vários produtos nasceram da cultura de colaboração da empresa. São itens como o Filtek Supreme Plus, lançado em 2002 e atualmente o composto líder de mercado para trabalhos de restauração.

Nesse ponto você já está se perguntando: “OK, se a colaboração e a cocriação são algo tão importante, como posso fazer isso, se tenho uma pequena empresa?” A boa notícia é que é muito mais fácil ter colaboração e cocriação em pequenas empresas do que nas grandes.

Aqui vão algumas dicas:

1. Identifique o problema que você quer resolver e defina qual resultado quer atingir.

2. Defina o grupo que vai trabalhar em conjunto para chegar à solução. Escolha os que realmente têm interesse na solução desse problema. Serão pessoas de dentro e fora da empresa.

3. Defina quais serão os incentivos e as premiações que esse grupo terá ao solucionar esse problema.

4. Escolha onde vai acontecer essa troca de informações. Isso pode ocorrer inicialmente de maneira presencial e depois continuar em um grupo no Facebook, no Google Grupos ou Docs ou em ferramentas mais focadas para esse tipo de discussão, como o Uservoices ou o Salesforce (esta última usada por médias e grandes empresas).

O importante é começar a pensar nesta ideia: a colaboração é fundamental para sua empresa.

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