domingo, 22 de janeiro de 2012

Portugal e Holanda juntam-se para promover prémio de empreendedorismo social


O Instituto Português de Corporate Governance (IPCG) e a Embaixada da Holanda em Portugal juntaram-se para promover o empreendedorismo social. O prémio Damião de Góis de Empreendedorismo Social foi terça-feira lançado em Lisboa, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto, Carlos Moedas, e do Embaixador da Holanda, Henk Soeters.

A iniciativa tem como objetivo apoiar projetos de empreendedorismo social e promover a análise e investigação das práticas de responsabilidade social em matéria de direitos humanos, como explicou Pedro Rebelo de Sousa, na abertura da sessão. O presidente do IPCG admite que os dez mil euros que o vencedor ganhará são "um prémio moderado", mas garante que "é um sinal, é um começo" do que poderá ser feito.

No encerramento da cerimónia, Carlos Moedas considerou que "as empresas não se devem demitir de uma vertente social". Para o secretário de Estado, "as empresas devem ter uma intervenção social direta", mas "com essa intervenção podem beneficiar a sua atividade principal".

O governante referiu ainda que "os desafios sociais requerem, tal como nas empresas, uma certa apetência para o risco", mas destacou que "a grande vantagem do empreendedorismo social é o facto de promover de forma natural o enfoque nos resultados". "Aquilo que gastámos, aquilo que investimos, os recursos que utilizámos, a metodologia de ação podem ser importantes, mas o essencial é saber se o problema foi resolvido ou se o problema não foi resolvido", explicou.

Sem comentários:

Enviar um comentário