domingo, 22 de janeiro de 2012

Estarreja quer jovens empreendedores

A criação de empresas, o comportamento empreendedor ou o associativismo jovem foram algumas das ideias debatidas durante o Seminário de Empreendedorismo que reuniu perto de 500 alunos da Escola Secundária, no Cine-Teatro de Estarreja, na última quinta-feira.

Tendo como objetivo “motivá-los para esta ideia da criatividade, da inovação e que é essencial em tempo de crise criar o próprio emprego”, referiu Rosário Santos, da coordenação do Núcleo de Empreendedorismo da Secundária, a iniciativa procura despertar os estudantes para que percebam “que não podem estar dependentes de terceiros e têm que ser eles a criarem as suas empresas e postos de trabalho”.

As dinâmicas criadas em ambiente escolar, nomeadamente através do Núcleo de Empreendedorismo, têm alertado os jovens para estas realidades, e em curso está já a 3ª edição do Concurso de Ideias de Negócio – Jovem Empreendedor, apresentada durante o evento, esperando-se que “consigamos muitos mais alunos a participar”.

Durante o seminário, os vencedores do Concurso de Ideias 2010/2011 – José Manuel Garrido, Francisca Martins e Ana Rita Pires, na categoria Ideia Jovem (7º ao 9º ano), que criaram o projeto Arte no Papel, e Vanessa Fonseca, na categoria Jovem Empreendedor (10º ao 12º ano), autora do projeto Fonseca & Fonseca Unipessoal Lda que incide na comercialização do “Sappi, um sensor auditivo para pessoas invisuais, que iria substituir a visão” – partilharam as suas ideias com os colegas de escola.

Rosário Santos revelou ainda que este ano vai ser promovido um concurso de talentos, estando o empreendedorismo relacionado também com talentos inatos, desde “a música, o teatro ou a poesia”.

No encerramento do seminário, o presidente do município, José Eduardo de Matos, sublinhou as palavras de Albert Einstein, “no tempo de crise só a imaginação é mais importante do que o conhecimento”, fazendo um apelo “à energia e vontade de fazer e criar. Acreditem em vocês e nas vossas capacidades”, encorajou o autarca. À plateia constituída por 500 jovens, fez também questão de sensibilizar para o sentido de comunidade, afirmando que a vida só faz sentido se contribuirmos para “melhorar o nosso dia-a-dia, o mundo onde estamos”.

Exemplificando que “esta iniciativa é uma materialização clara de uma ação empreendedora”, o diretor da Secundária, Jorge Ventura, afirmou que “estudam numa escola, vivem num município que provam que são organismos empreendedores e que todos os dias direcionam ações que tentam promover a vossa comodidade. É isso que queremos, ter ideias que sejam concretizadoras dos vossos interesses”.

O seminário faz parte das atividades de promoção do Empreendedorismo na Escola, que a DESTAC – Associação para o Desenvolvimento do Centro de Estarreja, como entidade executora, está a desenvolver através do CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social – 7 Desafios em Rede, com o apoio do Núcleo de Empreendedorismo da Escola Secundária de Estarreja e da Divisão de Educação e Coesão Social, e integrou o programa das comemorações do VII aniversário de elevação de Estarreja a Cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário