domingo, 20 de fevereiro de 2011

Empreendedorismo Universitário

O Empreendedorismo universitário constitui-se como uma forma privilegiada de traduzir o conhecimento gerado na investigação em desenvolvimento económico e criação de riqueza.

No âmbito da sua política de valorização do conhecimento, a Universidade do Minho incentiva o lançamento de projectos empresariais (i.e. “spin-offs”) que tenham por base o conhecimento resultante das suas actividades de Investigação & Desenvolvimento.

Através da acção do seu interface TecMinho (www.tecminho.uminho.pt), a Universidade do Minho mantém um programa de promoção da cultura empreendedora na Academia, que inclui o apoio personalizado ao lançamento de projectos empresariais de base tecnológica e conhecimento intensivo. Entre o programa de actividades destacam-se o Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo (Start); o Laboratório de Ideias de Negócio (IdeaLab); cursos de formação em empreendedorismo; concursos de ideias de negócio; e aulas abertas, conferências, seminários e feiras de empreendedorismo.

Na sequência destas iniciativas e da própria dinâmica da Universidade, têm sido criadas dezenas de empresas inovadoras e intensivas em conhecimento, reconhecidas enquanto spin-offs da Universidade do Minho. O estatuto spin-off é concedido pela Reitoria da Universidade do Minho a projectos que visem criar empresas aptas a valorizar resultados de investigação gerados no decurso de actividades científicas conduzidas por docentes, investigadores e estudantes da Universidade.

Os spin-offs são ainda apoiados pela Universidade através de outras entidades nas quais a Universidade participa. No SpinPark (www.spinpark.pt), centro de incubação de base tecnológica, um conjunto integrado de serviços permite apoiar as empresas ao longo do seu processo evolutivo, providenciando não apenas um espaço físico no sentido mais estrito mas de igual modo, consultoria, formação, networking, acesso a seed e venture capital.

A ligação estreita ao AvePark - Parque de Ciência e Tecnologia (www.avepark.pt) permitirá ainda às empresas numa fase de maior maturidade inserir-se numa comunidade de empresários, empreendedores, investigadores e estudantes universitários, acedendo a redes de contactos, formação, capacitação e internacionalização.”

Sem comentários:

Enviar um comentário