sábado, 5 de fevereiro de 2011

Protecção ao Empreendedorismo

Francisco Fonseca já tinha a técnica e a ideia, mas faltava-lhe a formação adequada para poder transformá-los em negócio. No PAEGI, encontrou as competências e o investidor certo para o projecto.

Francisco Fonseca estava no sítio certo, à hora certa. Enquanto apresentava o seu plano de negócio no concurso de ideias promovido pelo Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação (PAEGI), em que participou, abria a porta para a criação da Anubisnetworks. Dois dedos de conversa no intervalo e nascia a empresa que hoje é líder no número de caixas de correio protegidas. As palavras do então presidente da sociedade de capital de risco InovCapital foram certeiras. Se o negócio não desse certo, eles perdiam algum dinheiro e os promotores, no máximo, perdiam tempo. Alguns meses depois e a Anubisnetworks chegava ao mercado.

A ideia de criar um sistema de segurança de e-mails "anti-spam" já era trabalhada há muito por Francisco Fonseca e cinco colegas da empresa onde era administrador de sistemas. A ideia tinha surgido na sequência de um projecto abandonado pela organização e os então colaboradores trabalhavam nela "fora de horas". Quando encontrou o PAEGI, juntou o útil ao agradável. Poderia explorar melhor o seu produto e ter um conhecimento mais abrangente sobre tudo o que implica lançar uma empresa. "Precisávamos de uma visão de helicóptero," diz.

Lançaram a empresa no início de 2006 comercializando um sistema de segurança "anti-spam" para e-mails, mas em 2010, diversificaram a área de negócio. Hoje, oferecem um serviço mais abrangente, de segurança informática e têm uma plataforma de detecção de computadores infectados com vírus específicos, que é instalada nas redes das operadoras. Entre os seus clientes, surgem nomes como a Vodafone, Portugal Telecom, Sapo e Sonaecom. No ano passado, instalaram escritórios em Inglaterra e já marcam presença na Alemanha e em Espanha. O próximo passo são os Estados Unidos da América. Recentemente, conseguiram a conta de uma empresa multinacional com cerca de 120 mil colaboradores. Em 2007, receberam o prémio "Switch On Awards", que distingue os melhores projectos de empreendedorismo tecnológico, promovido pela APDC (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações).

O PAEGI foi "decisivo". Além de terem encontrado investidor para o projecto, obtiveram metodologias que ainda hoje utilizam. "O negócio tem corrido bem, mas com muito esforço, dedicação, empenho e trabalho. Tem sido muito à custa do talento dos colaboradores, há uma aposta, de facto, na inovação, e também ajuda acreditar numa causa", diz. Entretanto, no ano passado, voltou à FCEE para fazer um programa sobre liderança.

Sem comentários:

Enviar um comentário