domingo, 6 de novembro de 2011

Acções do Documento CONCLUSÕES DA SEMANA DO EMPREENDEDORISMO 2011

Foi uma semana rica em actividades de sensibilização, networking, partilha, demonstração e disseminação.


Este ano, o mote foi mais uma vez a motivação empreendedora em rede e por isso, assumimos a Semana do Empreendedorismo 2011, com actividades em vários concelhos do país (Marinha Grande, Pombal e Oliveira de Azeméis). Aos presidentes dessas Autarquias, o nosso agradecimento.

A Semana do Empreendedorismo 2011, envolveu cerca de 500 participantes (empreendedores, estudantes e professores, empresários, técnicos da indústria, parceiros institucionais e decisores políticos, comunicação social e stakeholders na generalidade).

Os temas da semana envolveram cerca de 40 comunicações e apresentações formais, que agradecemos desde já a disponibilidade e contributo de todos os intervenientes para o sucesso desta iniciativa.

Principais conclusões:

A Nossa Região e Indústria continuam a ser caracterizadas pela sua capacidade empreendedora e de networking;

A OPEN assume-se como um espaço de oportunidades, suportada por uma rede de competências e de parcerias, que tornam esta incubadora um “solo fértil para a germinação e desenvolvimento de novas ideias e projectos empresariais”;

A OPEN continua a assumir o empreendedorismo como a saída para o futuro e desenvolvimento, de pessoas e competências, da indústria e do país;

A OPEN e o seu Clube de Business Angels, estão disponíveis para continuar a apoiar ideias de negócio e empreendedores, na alavancagem dos seus projectos empresariais. Contudo, torna-se crucial e urgente que se apresentem novos instrumentos de apoio ao empreendedorismo, ao nível do “seed capital”, como por exemplo, os “Vales de Empreendedorismo” há muito reivindicados junto dos poderes públicos;

As incubadoras nacionais, são um activo infraestruturante da nossa economia, contudo, o carácter pré-competitivo da sua missão, necessita de alinhamento na acção e suporte entre os agentes do terreno e os instrumentos de politica pública, de forma a dar consistência á estratégia nacional de inovação e empreendedorismo;

A inserção de empresas em redes de inovação e internacionalização é hoje um factor crítico de sucesso para a iniciativa empresarial. Neste contexto, o ecossistema do qual a OPEN faz parte, é claramente uma mais-valia que deve ser explorada pelas empresas;

A responsabilidade social das empresas, organizações e dos cidadãos, é um elemento central na competitividade das empresas e das regiões, quer ao nível da competitividade das empresas, que da promoção e competitividade das regiões e do país. Ficou bem patente nesta semana, que existem boas práticas de responsabilidade social nas empresas nacionais, contudo, nem sempre estão claramente formalizadas, e como tal apresentam-se como pouco visíveis para os stakeholders;

O empreendedorismo intra-empresa é um activo crucial à competitividade das empresas. Neste contexto, o processo tradicional de evolução das chefias intermédias (técnicos que ascendem naturalmente a coordenadores/chefes), merece atenção especial no que diz respeito à formação e ao desenvolvimento de novas competências de motivação, liderança, coordenação e controlo. Esta é claramente uma oportunidade para a qualificação dos nossos empreendedores.

O empreendedorismo tem de continuar a ser trabalhado nas escolas e desde a mais “tenra idade”. A OPEN, com as restantes incubadoras da RIERC assumem claramente esta missão, promovendo acções de grande alcance junto das escolas secundárias, politécnicos e universidades, mas também junto da sociedade em geral, motivando, sensibilizando e apoiando o estímulo ao empreendedorismo.

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