Falar sobre seu negócio pode ser uma tarefa difícil, principalmente quando você tem um tempo limitado. Em alguns segundos, você precisa resumir o seu sonho e vendê-lo para quem estiver ouvindo, seja um possível cliente, um investidor, a sua família, um amigo ou um conhecido. Aprender a falar sobre o que você faz é essencial e um exercício constante.
Algumas pessoas, principalmente no início do negócio, não sabem ao certo o que sua empresa será ou ficam com medo de que outras pessoas copiem suas ideias e acabam não praticando esse exercício. Muitas vezes, perdem valiosas oportunidades de ouvir o que outras pessoas têm a dizer.
Desde que eu comecei a empreender, participo de eventos de empreendedorismo fazendo apresentações sobre a Zuggi. Elas variam de 60 segundos, o famoso Elevator Pitch, a 10 minutos, para as mais longas. Em nenhuma das apresentações que eu fiz até hoje me senti 100% pronta e preparada. Sempre acho que devo esperar o lançamento de um novo recurso, a resolução de um bug que ainda estava pendente, a conquista de mais usuários, a entrada em um novo mercado. No entanto, mesmo com todas essas incertezas, nunca deixei de fazer uma apresentação e cada vez mais tenho certeza de que esse é o caminho certo.
Esperar o momento perfeito faria com que eu deixasse de aprender inúmeras coisas, desde novas visões sobre o meu negócio, novos caminhos a seguir, até sobre mim mesma, como me comporto em público, que tipo de pergunta respondo com mais facilidade.
Basicamente, minhas apresentações contêm o problema, a solução, o mercado, o modelo de negócio, nosso time e, em alguns casos, a parte financeira. Busco sempre fazer uma apresentação mais emocional do que racional, para poder prender a atenção das pessoas. E procuro também me preparar para as perguntas, que geralmente representam o momento mais difícil de uma apresentação. Para essa hora, acredito que a dica mais importante é saber escutar e não tentar ter uma resposta para tudo!
Mesmo que não seja em uma apresentação formal, o exercício de falar para várias pessoas sobre minhas ideias de negócio com certeza tem ampliado meus horizontes, aberto muitas portas e me ajudado a construir minha empresa de uma forma mais sustentável.
Deixo para vocês um vídeo em inglês em que apresentei a Zuggi em 60 segundos para o programa This Week In Startups, nos Estados Unidos. Eu apareço mais ou menos 11 minutos depois do começo do vídeo. E você, já treinou apresentar o seu negócio em 60 segundos? Pratique esse exercício! Até breve.
Sem comentários:
Enviar um comentário