terça-feira, 1 de novembro de 2011

Fale sobre seu negócio em 60 segundos

Falar sobre seu negócio pode ser uma tarefa difícil, principalmente quando você tem um tempo limitado. Em alguns segundos, você precisa resumir o seu sonho e vendê-lo para quem estiver ouvindo, seja um possível cliente, um investidor, a sua família, um amigo ou um conhecido. Aprender a falar sobre o que você faz é essencial e um exercício constante.

Algumas pessoas, principalmente no início do negócio, não sabem ao certo o que sua empresa será ou ficam com medo de que outras pessoas copiem suas ideias e acabam não praticando esse exercício. Muitas vezes, perdem valiosas oportunidades de ouvir o que outras pessoas têm a dizer.

Desde que eu comecei a empreender, participo de eventos de empreendedorismo fazendo apresentações sobre a Zuggi. Elas variam de 60 segundos, o famoso Elevator Pitch, a 10 minutos, para as mais longas. Em nenhuma das apresentações que eu fiz até hoje me senti 100% pronta e preparada. Sempre acho que devo esperar o lançamento de um novo recurso, a resolução de um bug que ainda estava pendente, a conquista de mais usuários, a entrada em um novo mercado. No entanto, mesmo com todas essas incertezas, nunca deixei de fazer uma apresentação e cada vez mais tenho certeza de que esse é o caminho certo.

Esperar o momento perfeito faria com que eu deixasse de aprender inúmeras coisas, desde novas visões sobre o meu negócio, novos caminhos a seguir, até sobre mim mesma, como me comporto em público, que tipo de pergunta respondo com mais facilidade.

Basicamente, minhas apresentações contêm o problema, a solução, o mercado, o modelo de negócio, nosso time e, em alguns casos, a parte financeira. Busco sempre fazer uma apresentação mais emocional do que racional, para poder prender a atenção das pessoas. E procuro também me preparar para as perguntas, que geralmente representam o momento mais difícil de uma apresentação. Para essa hora, acredito que a dica mais importante é saber escutar e não tentar ter uma resposta para tudo!

Mesmo que não seja em uma apresentação formal, o exercício de falar para várias pessoas sobre minhas ideias de negócio com certeza tem ampliado meus horizontes, aberto muitas portas e me ajudado a construir minha empresa de uma forma mais sustentável.

Deixo para vocês um vídeo em inglês em que apresentei a Zuggi em 60 segundos para o programa This Week In Startups, nos Estados Unidos. Eu apareço mais ou menos 11 minutos depois do começo do vídeo. E você, já treinou apresentar o seu negócio em 60 segundos? Pratique esse exercício! Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário