sábado, 29 de janeiro de 2011
tRASHCHICk- Análise Prof. J. Cesar Rocha Alves
Mais do que uma épocas de mudanças, estamos a passar na verdade, por uma mudança de época que traz grandes transformações no mercado de trabalho e nas suas relações, onde o principal capital é o capital intelectual.
O caso em apreço é um bom exemplo de empreendorismo onde alguns dos conceitos essenciais para o sucesso são fundamentais, concretamente a criatividade, competência, paixão, diferenciação e inovação.
Se retrocedermos á Revolução Industrial no Reino Unido, vemos que o empreendedor buscava nichos de mercado para investimentos lucrativos e criação de emprego.
Diante desse quadro, a análise de risco era fundamental para a tomada de decisão.
Era entendido no fundo que, se o Empreendedor lucrava, isto ocorrera porque ele tinha inovado e fizera algo de novo e de diferente.
Jean Baptiste Say, em 1996, consolidou este conceito e pode ser identificado como o pai daquilo a que se convencionou chamar, Empreendorismo.
A Consolidação desta disciplina foi assim acreditada com a associação clara do empreendorismo à inovação, ao facto de se criar coisas novas e diferentes.
A inovação está aqui bem presente, ou seja, existe aqui uma preocupação de ocupar um espaço, nicho de mercado, subentendendo-se aqui também, uma preocupação ambiental, aliás, preocupação actual de toda a sociedade.
Depois vêm as competências, porque sem elas, seria impossível a concretização dos objectivos.
E quando falamos em competências, falamos de formação e conhecimento sobre o que pretendemos fazer, bem como a capacidade de sabermos abordar o mercado a que nos queremos dirigir, isto é, os meios de divulgação do negócio.
Em meu entender, o empreendorismo inovador, associa uma ideia à sua implementação no mercado, explorando oportunidades de negócio por meio de uma oferta de um produto ou serviço diferente, ou pela mudança da forma em que esse produto ou serviço é entregue ao mercado, o que me parece ser o presente caso.
O empreendorismo representa um caminho para transformar um esforço criativo numa inovação.
Os Portugueses possuem um elevado potencial de inovação. A criatividade e a flexibilidade são algumas das características que temos, importantes para a geração de ideias novas.
No entanto, a transformação de ideias em oportunidades de negócio ainda é um processo que apresenta muitas oportunidades de melhorias.
A formação/conhecimento, torna-se aqui decisiva para contribuir para que os potenciais empreendedores saibam como formular e implementar uma estratégia competitiva, bem como procurar e gerir os recursos necessários para o seu empreendimento.
Devemos apostar na formação, é decisiva.
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