terça-feira, 18 de janeiro de 2011

EMPREENDER...

Um ano começa e as expectativas que se apresentam não são nada animadoras. O que fazer? Devemos sucumbir ao pessimismo? Ou ver esta crise como um desafio?
Certamente todos nós já vivemos períodos de grandes dificuldades e incerteza, quer a nível pessoal ou profissional. Qual foi então a formula usada para ultrapassar esses obstáculos? A situação que agora atravessamos exige de cada um de nós uma elevada dose de empreendedorismo, uma capacidade de inovar e olhar a realidade de modo diferente.
Em Chinês a palavra Crise é composta por dois caracteres que isoladamente significam Perigo e Oportunidade. Identificar e criar novas oportunidades é sem duvida a solução para a conjuntura actual. No entanto vislumbrar uma oportunidade não chega. Para ser bem sucedido exige um bom planeamento, criatividade, trabalho duro e flexibilidade.
Segundo Peter Ducker , o empreendedorismo é como qualquer disciplina, pode ser aprendida. Quais são as características essenciais a um empreendedor? Segundo um artigo da SBA.Gov intitulado “Is Entrepreneurship For You?” As características mais comuns aos empreendedores são: Criatividade, Curiosidade, Orientação para Metas; Capacidade para resolver problemas; Resiliência; Confiança; Independência; Comprometimento; Integridade; Elevada capacidade de Organização.
Na conjuntura actual dizemos que é fundamental que um Empreendedor seja dotado de persistência e coragem. Persistência na procura de elevados níveis de performance, e Coragem para quando necessário fazer um turnaround e seguir um caminho completamente diferente que certamente levará a melhores resultados.
O Projecto “Empreender” fez no passado dia 08 de Janeiro um ano desde a sua primeira edição no Jornal Vida Económica. Já conta com alguns casos publicados que nos permitem chegar a conclusão que apesar das dificuldades é POSSIVEL ser bem sucedido. Todos os empreendedores mencionados tem certamente algo em Comum – NUNCA DESISTIRAM. Esse é o seu compromisso consigo próprios e com os seus sonhos.
Independentemente das circunstâncias em 2011 continuaremos a divulgar casos de pequenas e micro empresas que continuam a dar sentido a afirmação de Peter Drucker “ A melhor forma de prever o futuro é cria-lo”.
Deixe-nos a sua opinião ou indique nos casos de interesse em http://ve-empreender.blogspot.com/ , ou através de empreendedor@vidaeconomica.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário