sábado, 8 de janeiro de 2011

Jornadas de Empreendedorismo do Instituto Politécnico de Leiria

Destinado à comunidade académica do instituto, esta iniciativa visou, essencialmente, disponibilizar informação e esclarecimentos capazes de contribuir para sensibilizar os presentes para a necessidade de desenvolvimento de uma atitude mais empreendedora, quer venham a trabalhar por conta própria ou por conta de outrem, com vista a uma melhor futura integração no mercado de trabalho.

Para Paulo Antunes, presidente da FORDOC “este projecto visou resumir as características inerentes ao empreendedorismo e desligar este conceito da mera criação de empresas, associando-o a todos os actos que uma pessoa realiza quando não está contente com o estado das coisas e tenta fazer melhor sob a máxima da gestão que nos diz: se não somos parte da solução é porque somos parte do problema”. Segundo os organizadores desta iniciativa ”são as escolas/universidades que têm de começar a preocupar-se em tornar os jovens mais empreendedores, incentivando-os a participar mais em actividades extra-curriculares, de voluntariado e em todo o tipo de experiências que possam desenvolver a confiança, características de liderança, espírito de grupo e a capacidade de sonhar e de realização”.

O que será então necessário fazer para tornar os nossos jovens mais empreendedores? “Antes de mais nada os professores têm que ser eles próprios muito mais empreendedores. Primeiro, porque o exemplo tem que vir de cima e numa escola é o professor o líder do grupo. Segundo, professor algum consegue passar, eficazmente, uma mensagem de algo que o aluno não vê fazer o próprio professor. Daniel Goleman, especialista em inteligência emocional, alerta para este ponto, pois é impossível passar eficazmente um conteúdo, se o próprio defensor desse conteúdo não demonstrar, ele próprio, o seu empreendedorismo na forma motivacional e inovadora dos métodos e técnicas pedagógicas que usa”, refere a FORDOC.

Noticia na Integra http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2011/01/06/jornadas-de-empreendedorismo-do-instituto-politecnico-de-leiria/

Sem comentários:

Enviar um comentário