segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Estudo «Web Trends – 10 cases made in web 2.0» apresentado no Corte Inglès Gaia


As oportunidades geradas pela evolução das tecnologias de informação, nomeadamente a Internet e as redes sociais, em 10 domínios centrais da economia, constituem o cerne do livro estudo «Web Trends – 10 cases made in web 2.0». Lançado pela agência de comunicação Comunicarte, esta edição será apresentada a 13 de Janeiro no El Corte Inglès de Gaia.
Com prefácio de Francisco Maria Balsemão, presidente da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, o documento «Web Trends – 10 cases made in web 2.0», que estará nas bancas em Janeiro, aborda o tema “de uma forma dinâmica, prática e exemplificativa”, caracteriza Ana Sofia Gomes, directora da Comunicarte.
O primeiro capítulo aborda as principais alterações que se têm vindo a apontar com a evolução da web, os passos para o eGovernment, o cibercrime, entre outros assuntos. São apresentados, no capítulo seguinte, dez “case studies” em outras tantas áreas: marketing e publicidade; comunicação social; empresas e negócios; sociedade; educação; política; saúde; cultura; lazer e; religião.
Cada uma das áreas é comentada por um especialista. O último capítulo refere-se à investigação «Comunicação 2.0 no franchising em Portugal», onde é apresentada a análise sobre o impacto da web num modelo de negócio de expansão também assente numa rede.
No caso do turismo, o livro refere que a utilização da Internet tem tornado desnecessário o recurso a intermediários, nomeadamente agências de viagem, na marcação de viagens. Segundo o INE, em cerca de 13,2 milhões de viagens turísticas
(73,2% do total) realizadas em 2009, não existiu qualquer marcação prévia dos serviços associados à deslocação, incluindo transporte ou alojamento. Em 18,1 % dessas deslocações foi marcado pelo menos um serviço directamente no prestador, sem recurso a agência de viagens ou operador turístico.

Marc Barros
marcbarros@vidaeconomica.pt

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