quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Mulheres empreendedoras beneficiam de crédito do BAI

Trinta mulheres empreendedoras da província do Moxico receberam hoje, quarta-feira, no Luena, um crédito bancário concedido pelo Banco Africano de Investimentos (BAI), no âmbito do Crédito de Campanha Agrícola, lançado pelo governo angolano em 2010.

Em declarações à Angop, o técnico nacional do BAI micro-finanças, Valdemir Gourgel, explicou que as mulheres contempladas vão receber 500 a cinco mil dólares americanos, que serão reembolsados num prazo de um a dois anos.

Segundo o responsável, numa primeira fase foram beneficiadas 30 mulheres do município sede, como experiência piloto e gradualmente estender-se-á para os restantes municípios e comunas da província do Moxico.

Valdemir Gourgel explicou que o objectivo principal desta política de micro financiamento é estabilizar a situação social das mulheres e melhorar as suas rendas.

Explicou que a sua instituição bancária está aberta para todas as pessoas com iniciativas de empreendedorismo, camponesas associadas e individuais que quiserem aproveitar os serviços dos BAI, para estabilizar e garantir os níveis de produtividade económica.

Maria da Conceição, uma das mulheres contempladas louvou o gesto do BAI e disse que ela e as suas companheiras vão empregar o montante disponibilizado na aquisição de inputs agrícolas, para melhorar a produtividade.

Sugeriu à gerência do banco e a outras instituições envolvidas no processo a abranger no microcrédito às mulheres rurais para igualmente melhorarem as suas condições sociais.

Sem comentários:

Enviar um comentário