sexta-feira, 29 de julho de 2011

Conhecimento da concorrência é imprescindível


“Para se ter sucesso tem de ser ter um sonho muito grande e perseguir constantemente essa ideia”, revelou José Luis Alvim, durante o debate “Empreender à 5ª”, que teve como tema “Empreendedorismo e Estratégia de Negócio” e que decorreu na Fnac do Norteshopping.
Segundo o docente universitário, é muito importante do ponto de vista empresarial não ter medo, até porque “quem quer ser empresário não pode estar à espera de ter uma boa vida”.
O planeamento, a organização, a liderança pelo exemplo foram algumas das funções de um gestor que o professor ressalvou durante a sua intervenção.
José Luis Alvim aproveitou ainda para referir que numa estratégia de negócio, “os objectivos devem ser simples, consistentes e a longo prazo”, sendo imprescindível “um profundo conhecimento do ambiente competitivo”.
Falando de estratégias de sucesso, o professor e consultor de empresas, salientou a importância da execução efectiva dos objectivos delineados, contudo isso exige “liderança, foco, alinhamento, comunicação e determinação”.
O professor ressalvou ainda a aposta na internacionalização, contudo realçou a importância de ter competências para gerar receitas. Para isso considera fundamental um empresário rodear-se de pessoas competentes e trabalhadoras.
Durante o debate, a assistência ficou a conhecer o caso do empresário Vitor Oliveira, que é actualmente director-geral da Ginfoplan, uma empresa de consultoria informática, especializada em soluções integradas de sistemas de informação.
Com 45 anos, o empresário reconhece que sempre foi muito engenhoso. Começou com sete anos a vender rifas aos vizinhos e ficou-lhe o gosto por criar riqueza, vender e empreender.
Mas nem sempre as coisas correram como Vítor Oliveira planeara. Como é o caso do Portal do Consultor Autárquico, um portal com toda a informação legal, classificada e pesquisável para os presidentes de Junta de Freguesia.
Contudo depois do lançamento, as Juntas de Freguesia contactadas, embora demonstrassem sempre receptividade à ideia, por um ou outro motivo, iam adiando a decisão de compra dos conteúdos disponibilizados.
Vitor Oliveira reconhece que uma das suas incompetências é na área dos recursos humanos: “A tendência é para pôr as mãos na massa e não para orientar a equipa”.
Mesmo que este projecto não tenha corrido como inicialmente planeado, Vitor Oliveira não desiste.
"Um portal de auxílio à gestão autárquica continua a ser uma boa ideia, a necessidade de concentração de informação relevante, conjugado com a melhoria dos processos de pesquisa será crucial para o futuro na utilização da internet", salienta.
O futuro passa por reformular o negócio que deixará de ter conteúdos pagos: “Deixará de ser um portal informativo para ser colaborativo”.
Com isto, Vitor Oliveira acredita que ainda é possível recuperar o portal do Consultor Autárquico e a médio prazo vir a ter algum retorno financeiro com ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário