domingo, 3 de abril de 2011

A sociedade não promove quem pensa diferente


“Empreendedorismo, Criatividade e Inovação” foi o primeiro tema em debate do ciclo de conversas “Empreender à 5ª”, que decorreu na Fnac do Norteshopping.
“O espaço de conforto mental é o maior obstáculo à criatividade” afirmou Vítor Briga durante o encontro. A mesma fonte realçou o grande pensamento dos empreendedores: “Onde os outros vêem limitações, os empreendedores vêem oportunidades”.
O formador de criatividade cativou a plateia dando vários exemplos de como nos tornarmos mais criativos. Quebrar com os hábitos, saber improvisar e um ambiente organizacional que promova a criatividade poderão fazer a diferença na altura de pensar em novas ideias. O orador ressalva ainda que “a sociedade não promove os lunáticos que pensam diferente”. Para além de não aceitar o erro e “para sermos criativos, vamos sempre errar”, adiantou.
Outro dos problemas dos empreendedores é que “muitas vezes quem cria não tem capacidade para gerir o negócio”, explicou Jorge Teixeira, partner da Accelper Consulting. Acrescentando que há uma grande apetência para querer fazer tudo. Contudo “não adianta fazer algo brilhante, senão tiver capacidade de a vender e de a trazer para o mercado”, salientou.
Durante o encontro, Pedro Coutinho, CTO da Ambidata, deu a conhecer a empresa e o seu percurso enquanto empreendedor. “A Ambidata tem uma visão de futuro”, garante o convidado, que fundou a empresa, em 1999, em conjunto com o sócio Paulo Rego.
Líder no mercado nacional, a empresa foi criada em 1999 com apenas dois colaboradores. O seu sócio fundador, Paulo Rego, com uma larga experiência numa empresa internacional ligada ao sector do tratamento de águas, detectou que no mercado nacional não existia nenhum produto de software específico para a área da gestão e controlo dos resultados analíticos da qualidade da água. Quando saiu dessa empresa, e pela verificação de que haveria um nicho de mercado por explorar, que decidiu criar uma empresa para desenvolver uma solução nesta área. Num primeiro momento, em colaboração com um colega que mais tarde viria a tornar-se também sócio, Pedro Coutinho iniciou o desenvolvimento de uma solução de software que tem vindo a crescer ao longo destes últimos 10 anos. Para o empresário, é inegável que “inovação tem de trazer retorno e negócio”.

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