Decorreu em Cascais o I Bootcamp de Empreendedorismo Social, que formou 32 estudantes universitários, de diferentes áreas de formação e diversas idades, com espírito empreendedor, para desenvolverem novos projectos inovadores e sustentáveis, com impacto social.
O programa intensivo teve lugar no Guincho, em Cascais, no fim-de-semana de 10 a 12 de Junho e o seu principal objectivo foi dar aos futuros empreendedores ferramentas e modelos para a criação de um negócio social, consciencializando-os para os grandes desafios e oportunidades do empreendedor social e da sociedade portuguesa.
Após uma partilha de ideias e motivações que os levam a querer lidar com os problemas negligenciados e predominantes na sociedade, os 32 participantes formaram 8 equipas para trabalhar em soluções viáveis e inovadoras para resolver um desses problemas que mais os preocupam.
Tendo sido desenvolvido pela primeira vez pela Escola de Negócios INSEAD (top 5 no mundo), agora com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e da Fundação EDP, esta formação visou potenciar soluções que resolvem pela raiz problemas sociais e ambientais de forma inovadora, partilhada e sustentável.
Ao longo do I Bootccamp, os participantes tiveram oportunidade de contactar com iniciativas de empreendedorismo social que são já práticas de sucesso: Vitamimos - Centro de educação alimentar infantil – que forneceu algumas das refeições, a Escola de Judo de Nuno Delgado e a Escolinha de Rugby da Galiza com sessões de energia e fortalecimento de equipas nas manhãs. Em conjunto com outros pequenos workshops de yoga do riso e de personalização de t-shirts, foram essenciais para tornar o programa equilibrado em muito do trabalho analítico, desenvolvimento pessoal e superação de limites.
No final, as iniciativas foram apresentadas a um painel de investidores sociais composto pela Câmara Municipal de Cascais, Fundação EDP e RedWorks. Este painel, depois de escutar as apresentações finais de 1 minuto cada e respostas às suas perguntas, escolheu os três melhores projectos que vão receber capacitação e apoio à implementação durante três meses pelo IES.
Equipa Vencedora: Medicci
Com base numa plataforma online e encontros presenciais, pretendem promover a criação de projectos de empreendedorismo juntando universitários de diferentes áreas de saber em equipas multidisciplinares.
Equipa Finalista: Geração única
Este projecto é uma réplica do projecto Aconchego, já com sucesso comprovado no Porto, que melhora a qualidade de vida de pessoas idosas, ao mesmo tempo, que integra jovens que vêm estudar do interior do país a um baixo custo.
Equipa Finalista: Sinergias
O objectivo é criar uma plataforma de partilha dos muitos recursos sub-aproveitados e conhecimento entre organizações da sociedade civil, permitindo assim a sua maximização e eficiência. Este processo vai ainda fomentar a cultura de partilha no sector social.
O segundo Bootcamp já tem data marcada para 16 a 18 de Setembro de 2011, e destina-se a pessoas de qualquer idade e sector, com vontade de se tornarem Empreendedores Sociais.
O outro programa dentro da parceria IES-INSEAD é o ISEP Portugal e tem como objectivo fortalecer a confiança, competências e efeito de rede de projectos sociais já implementados, abordando temas como sustentabilidade, crescimento e liderança. Destina-se a empreendedores e gestores de iniciativas com missão social de qualquer sector. Vai realizar-se de 17 a 21 de Outubro em Cascais.
Sem comentários:
Enviar um comentário