“O grande valor do empreendedorismo está em provar que, quando se tem um sonho com verdadeira relevância, tudo é possível e a maior parte das vezes o segredo do sucesso está apenas no acreditar que a sua concretização é possível”. Esta foi uma das mensagens deixadas por Elisabete Sampaio de Sá, investigadora da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, em mais uma sessão das ‘Noites do Conhecimento’ promovidas pela Associação Comercial de Braga (ACB).
Convidada a falar sobre o tema ‘Empreendedorismo e inovação: condições para criar ou relançar o seu negócio’, Elisabete Sá realçou que “não há receitas para o sucesso de uma start up ou para o relançamento de um negócio por via da inovação”, mas “existem algumas condições que devem ser ponderadas antes de um processo deste tipo”.
A primeira dessas condições é a paixão, “aquela força que permite enfrentar as muitas dificuldades que estão inerentes ao processo empreendedor”, referiu, lembrando que “empreender envolve assumir riscos e aceitar a possibilidade de insucesso como um sub-produto da acção empreendedora”.
Realçou também que “um projecto empreendedor só terá suc esso se for capaz de propor valor relevante aos clientes”, daí a importância de estudar e conhecer o cliente .
Elisabete Sá destacou que “cada novo negócio ou novo produto precisa de uma estrutura ‘cola’ que junta todas as peças necessárias para que uma ideia se transforme numa oportunidade. A primeira e mais importante de todas as peças do puzzle é o cliente”.
“A avaliação que o cliente irá fazer da oferta do empreendedor vai depender também das referências de que dispõe para comprar aquilo que recebe e os custos em que incorre. Essas alternativas são os produtos e serviços concorrentes dos quais o empreendedor deve estar ciente e dos quais se terá que distinguir para merecer a preferência do cliente”, acrescentou.
A “coopetição” é também importante no empreendedorismo. este termo significa “cooperar com os concorrentes, mas também com todos os players do sector, tirando partido das complementaridades e das parcerias ganha-ganha que podem ser exploradas”.
Outro dos principais capitais do empreendedor é o networking, que Elisabete Sá classifica como “a sua maior alavanca”.
A próxima ‘Noite do Conhecimento’ é a 16 de Junho.
Sem comentários:
Enviar um comentário