domingo, 5 de junho de 2011

As novas ideias dos empreendedores portugueses

O fenómeno dos encontros TED, que surgiu nos EUA, reuniu criadores nacionais com ideias inovadoras. Descubra os mais marcantes.

São jovens, têm formação superior e acreditam que podem mudar o mundo. Em comum têm, além do talento, da perseverança e dos projectos inovadores, o facto de terem participado no TEDx Covilhã, um dos últimos encontros sobre empreendedorismo e inovação organizados em Portugal, primeiro na Covilhã e depois em Aveiro.

As TED são conferências atípicas, com a duração de cerca de 18 minutos cada, sem espaço para perguntas e respostas. Surgiram em 1984 nos Estados Unidos da América, juntando áreas da tecnologia, entretenimento e ‘design'. Anos depois, os temas foram-se alargando de tal forma que, em 2001, a marca ‘TED' passou a ter apenas um único lema: "ideias que vale a pena espalhar".

Respondendo ao desafio, Celso Martinho espalhou ideias e balões. Na verdade, lança balões sempre que o tempo, o dinheiro e o trabalho lho permitem. "Não é preciso dinheiro para ter grandes ideias". E, se bem o diz, melhor o faz. O director técnico do Sapo juntou-se a uns amigos e pensaram atirar balões para a estratosfera, munidos de câmaras de filmar que pudessem captar as imagens e os sons de cada viagem. Transportam também um GPS para que, depois de cheios de hélio e lançados, possam ser recuperados e as imagens utilizadas. Com os pés assentes na terra - e nos edifícios que se vêem nas imagens captadas pelos balões de Celso Martinho - Nuno Brás ajuda a optimizar a gestão energética dos edifícios, numa altura em que a energia é tema quente de agendas políticas, económicas e sociais.

Fundador da LMIT, uma pequena empresa focada na gestão de energia e optimização de desempenho de edifícios usando análise estatística e ‘datamining', Nuno Brás está empenhado em mudar a forma como os edifícios gastam energia. Já Francisco Duarte está concentrado na forma como as pessoas, os carros e tudo o que implica movimento, no geral, podem criar energia. Que é como quem diz, conseguir fazer com que a energia libertada pelos carros, na auto-estrada, possa ser transformada na electricidade que ilumina o troço que está a ser percorrido por esses mesmos veículos. Criando valor sem custos, preservando o ambiente e garantindo ainda que toda a energia produzida é utilizada. E mesmo que não seja, não tem problema, porque tudo o que não é gasto, é armazenado. Assim, através da energia cinética, consegue-se uma fonte praticamente inesgotável que permite criar a electricidade necessária sem custos ambientais e humanos.

Tecnologia ao serviço da medicina
Humano é, provavelmente, o melhor adjectivo para descrever o projecto ‘Magic Key', que está a ser desenvolvido por investigadores portugueses no Instituto Politécnico da Guarda. Tiago Nunes foi o rosto do projecto no palco do Tedx Covilhã, sentado numa cadeira de rodas cujos movimentos podem ser controlados pelo movimento dos olhos. Surpreendido? Não tanto quanto a plateia. "Desculpem mas não posso olhar para vocês, ou a cadeira vai saltar do palco para aí", disse entre risos, que se tornaram mais rasgados à medida que explicava como o desenvolvimento deste inovador ‘software', totalmente conceptualizado e produzido em Portugal.

O ‘software' - que pode também funcionar com voz - tem melhorado a vida das pessoas que, confinadas a uma cama ou a uma cadeira de rodas sem capacidade motora e, muitas vezes, com graves problemas cerebrais podem agora fazer uma vida quase autónoma.

Na verdade, o TEDx Covilhã, e os que se foram e vão sucedendo pelo País, tratam efectivamente de vidas. Das que tornam as ideias possíveis e das que mudam para conseguir mudar a vida dos outros. As sessões parecem curtas, mas são suficientes para mostrar o essencial de que é feita uma grande ideia, uma grande inovação ou um grande projecto: de empenho, de amor, de competência e de muita dedicação.

Foi isso que estes quatro empreendedores - entre tantos outros que passaram por aquele palco - mostraram e mostram, todos os dias, nos projectos que apresentam a investidores, potenciais clientes, amigos e colegas. Que, mesmo em tempo de crise, é na estratosfera, onde chegam os balões de Celso Martinho, que está o limite.


O que se faz nos TED?
Nos eventos TED o importante é ‘espalhar ideias'. Sejam boas, más, ou assim-assim. Importa aprender, conhecer, divulgar e recordar que apenas o céu é o limite.

Descubra todos os projectos apresentados no TEDx Covilhã em www.tedxcovilha.com

Mas, para conhecer, o melhor mesmo é experimentar. Participe no próximo TEDx em Portugal, que se realiza na Figueira da Foz no dia 26 de Junho e saiba que eventos TED estão a acontecer no planeta em www.ted.com

1 comentário:

Método DeRose Amadora disse...

Boa matéria. Toda a gente devia ver estas conferências, aumentam a lucidez e promovem o empreendedorismo individual.

Enviar um comentário