domingo, 5 de junho de 2011

Marketing é ferramenta essencial para criar valor às marcas


Mais do que “ajudar a vender produtos e a criar valor”, o marketing serve para “oferecer soluções”. E o segredo desta ferramenta de gestão está em “conseguir ser diferente” e não em “ser tão bom como os outros, porque isso é sinónimo de ser apenas mais um no mercado”. As explicações foram avançadas por Carlos Brito, doutorado em marketing estratégico pela Universidade de Lancaster.
Convidado a participar no debate “Empreendedorismo – Marketing e Gestão da Marca”, organizado no âmbito do programa “Empreender à 5ª”, uma iniciativa do Grupo Vida Económica em parceria com a Lipor, o professor universitário partilhou os seus conhecimentos.
Na Fnac do NorteShopping, local onde se realizou o evento, o especialista deu conta que o marketing “ajuda muito os empreendedores e as empresas”, mas a sua importância não reside apenas na construção de “um valor económico”. E exemplificou: “Uma instituição como o Banco Alimentar Contra a Fome também precisar de marketing mas não vai em buscar de dinheiro, mas sim da implementação de valores socais. No caso de Serralves o marketing serve para gerar valor cultural e no caso das Universidades, por exemplo, pretende-se mostrar a importância do conhecimento e da formação”.

Lipor é “excelente” exemplo da aplicação do marketing ambiental
Carlos Brito referiu que a Lipor “é um excelente exemplo da aplicação do marketing na criação do valor ambiental”. O professor salientou ainda a importância de “colocar os clientes no centro das decisões”, mas salientou que “não se trata de fazer tudo o que eles querem, mas sim equacionar os seus anseios e agir em função das suas coordenadas”.
O especialista frisou que “o marketing não consiste em oferecer produtos ou serviços, mas sim soluções”. E como pilar base deste pressuposto, Carlos Brito frisou a preponderância de “ser diferente” porque, argumentou, “ser tão bom como os outros é estar a mais no mercado. Tenho de ser diferente em algo que o cliente dê valor e que o faça escolher-me a mim”.
Paula Mendes, directora do departamento de Comunicação e Relações Institucionais da Lipor, que foi também oradora do evento, passou em revista o historial da instituição e explicou as etapas que a empresa percorreu para conseguir criar valor na sua marca.
A responsável afirmou que “o processo de construção da marca tem sido transversal em toda a organização” e que a mesma pretende “garantir a coerência entre as mensagens e o posicionamento”.

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