quinta-feira, 24 de março de 2011

Consultorio "On-Line"


Sou recém-licenciado em engenharia ambiental e como vejo dificuldade em entrar no mercado de trabalho estou a ponderar a abertura de um negócio relacionado com a venda e aluguer de bens usados na internet. Quais os aspectos mais importantes que devo considerar na avaliação a minha ideia de negócio?

Não obstante poderem ser considerados diversos ângulos de análise, os 4 pontos de reflexão a seguir considerados são fundamentais:
1. Problema a resolver no mercado: Uma boa ideia de negócio deve estar orientada para um problema específico a resolver no mercado. Não raras vezes, a resposta a necessidades por satisfazer no mercado decorre de mudanças estruturais de carácter legal, político, económico, sócio – cultural ou tecnológico. No exemplo concreto haverá um enquadramento possível num contexto económico recessivo, dentro de um determinado âmbito geográfico, em que o menor poder de compra da população tenderá a gerar a preferência pela aquisição de bens a menor custo, no pressuposto de apresentarem um grau de utilidade suficiente à satisfação das suas necessidades. No entanto, é necessário estimar a dimensão do mercado – alvo considerando a sua tendência de sustentabilidade, a quota possível de obter face ao nível de concorrência, o volume e preço das transacções e o âmbito geográfico considerado.
2. Vantagem competitiva e proposta de valor: Admitindo empresas concorrentes é necessário reflectir de que forma a proposta de valor, associada à aquisição e aluguer de bens em estado de uso, será mais valorizada pelo consumidor face às ofertas concorrentes. É necessário validar factores de diferenciação que permitirão atrair a preferência dos consumidores (e.g. segurança nas transacções comerciais; dimensão, diversidade, qualidade e/ou grau de personalização da oferta sugerida ao consumidor, etc.). É imperativo, numa acepção de empreendedorismo, que a diferenciação resulte de uma qualquer forma de inovação que permita uma vantagem competitiva sustentável.
3. Capacidade de Mobilização de Recursos: deve aferir-se em que medida a mobilização dos recursos necessários à constituição do negócio está ao alcance do empreendedor. Em particular, o recurso de capital humano desempenha um papel mais preponderante do que qualquer outro. Mais do que a proximidade com colegas de curso ou as relações de amizade, a avaliação da capacidade de angariação dos recursos humanos deve considerar a mobilização de competências de natureza complementar e com valor crítico para o sucesso do negócio. Assim, num exercício de humildade, o empreendedor deverá projectar competências humanas complementares às suas: a capacidade visionária e de gestão estratégica de um projecto será complementar às competências de gestão económico – financeira, gestão tecnológica, dinamização comercial, ou outras aplicáveis ao negócio. A angariação de capital financeiro tem obviamente de ser tida em conta, considerando os capitais próprios existentes e a capacidade de atracção de capitais alheios, condicionada ao perfil do empreendedor e à viabilidade do negócio.
4. Viabilidade económica e financeira preliminar: A ideia, considerada no modelo operacional do negócio, deve traduzir-se na projecção de uma margem de exploração minimamente sustentável, que torne viável uma análise posterior mais detalhada.
Da análise aos aspectos considerados constituirá uma base credível sobre a viabilidade da ideia. Numa análise positiva, o passo seguinte é uma reflexão mais aprofundada em plano de negócios.

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