domingo, 6 de março de 2011

Cotec lança quarta edição do Prémio Empreendedorismo na Diáspora

COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação lançou este mês a quarta edição do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, destinado a cidadãos portugueses que residem no estrangeiro e se tenham distinguido pelo seu papel empreendedor e inovador nos países de acolhimento. Este ano, o objectivo da organização é receber mais de cem candidaturas. Em 2010, concorreram 81 empresários portugueses, com idades entre os 29 e os 91 anos, oriundos de 26 países.


Criado para premiar e divulgar publicamente cidadãos portugueses que se tenham distinguido nos países onde residem, o Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa foi lançado em 2008 pela COTEC com o Alto Patrocínio do Presidente da República. O galardão tem por objectivo distinguir portugueses “que sejam exemplos de integração efectiva nas correspondentes economias e de estímulo à cooperação entre Portugal e os respectivos países de acolhimento”, refere a COTEC.
À semelhança das edições anteriores, podem concorrer cidadãos portugueses que, na data da candidatura, residam há mais de cinco anos no estrangeiro e tenham construído uma carreira “reveladora de atitudes e competências consensualmente associadas ao empreendedorismo”, particularmente no que diz respeito ao gosto pela concretização, aceitação de riscos calculados, tolerância ao erro, capacidade de aprendizagem com a experiência, partilha do conhecimento, procura de excelência e responsabilização, refere a COTEC no seu site na internet.
Os candidatos deverão ter comprovadamente contribuído para a aproximação entre o Portugal e os países onde desenvolvam ou tenham desenvolvido a sua carreira.
O prémio tem recebido candidaturas de sectores de actividade diversos, como a restauração e turismo, o meio empresarial e financeiro, construção civil, associativismo, desporto, moda, sector agrícola e na área da investigação científica.
Em 2010, a organização atribuiu mais do que um prémio, ao criar uma Menção Honrosa para o Empreendedorismo Social, entregue a Acácio Vieira, fundador da Healing Wings, uma ONG destinada a actividades de apoio comunitário em Moçambique. O prémio Empreendedorismo Inovador foi entregue a Isidro Fartaria, um empresário português em França que preside um grupo de 11 empresas e emprega 470 trabalhadores, muitos dos quais luso-descendentes. Em 1996 fundou em Portugal a Labo, implantada perto de Santa Catarina da Serra (concelho de Leiria), terra onde nasceu.
Na edição deste ano, a associação empresarial traçou o objectivo de receber mais de 100 candidaturas. “Estamos a desenvolver esforços para termos mais de 100 candidatos. É o objectivo que fixámos e seria uma decepção não conseguir chegar lá”, disse Filipe de Botton, da direcção da COTEC, durante a apresentação do Prémio.
No ano passado, a organização recebeu 81 candidaturas, originárias de 26 países, mas maioritariamente dos Estados Unidos, Brasil e França. E à semelhança do que aconteceu em 2010, Filipe de Botton admite que também este ano a COTEC terá de atribuir mais do que um prémio. “Terá muito a ver com a avaliação das candidaturas. A qualidade dos candidatos e a dificuldade em escolher o vencedor levou a que houvesse dois vencedores nas duas primeiras edições”, explicou o também presidente do júri do Prémio.
As candidaturas devem ser submetidas à COTEC Portugal através de um formulário disponível em http://www.cotec.pt/diaspora, até ao dia 26 de Março.

Sem comentários:

Enviar um comentário