domingo, 6 de março de 2011

Politécnico de Setúbal promove 8º concurso Poliempreende

Decorrem, até ao dia 31 de Março, no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), as candidaturas para a primeira fase do 8º concurso Poliempreende, iniciativa promovida, em conjunto, por todos os Institutos Politécnicos do país, com o objectivo de promover uma cultura empreendedora no ensino superior e de fomentar a criação de empresas baseadas no conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento regional.

Sobre a participação do Politécnico de Setúbal nesta iniciativa, Luísa Carvalho, coordenadora da OTIC-IPS (Oficina de Transferência de Tecnologia e Conhecimento) do IPS, refere que «o projecto Poliempreende representa para o IPS e para a região de Setúbal a possibilidade de dar resposta a uma necessidade da região e do país, de incutir nos alunos, docentes e comunidade a capacidade de empreender. Neste sentido, o Poliempreende fomenta uma cultura empreendedora e contribui para o desenvolvimento económico da região e do país ajudando a transferir conhecimento para o mercado e a qualificar a classe empresarial»,
Esta iniciativa destina-se a docentes, estudantes e antigos alunos de cada Instituto e é constituída por duas componentes, uma regional e outra nacional. A nível regional, cada Instituto Politécnico promove um conjunto de iniciativas que terminam com a escolha do melhor projecto, sendo que os 19 melhores projectos são submetidos à apreciação de um júri Nacional que escolhe os 3 vencedores.

O concurso decorre durante todo o ano lectivo integrando diversas fases e interacções, permitindo envolver os participantes na temática do Empreendedorismo e fomentando o espírito empresarial.

Nesta primeira etapa - “Concurso de Ideias”- os candidatos apresentam sumariamente a sua ideia de negócio e a equipa concorrente. Os candidatos que passam à fase seguinte irão frequentar as 2ª e 3ª etapas, Oficina E e Oficina E2 respectivamente, que são constituídas por acções de formação que visam apoiar as equipas na melhoria das suas ideias de negócio e, posteriormente, na elaboração do Plano de Negócio.

A 4ª etapa passa pelo Concurso Regional de Planos de Negócio. Nesta fase os participantes beneficiam do apoio de docentes tutores que apoiam a elaboração do plano de negócio. Todo o processo culmina com a 5ª etapa “Concurso Nacional de Planos de Negócio” com a submissão dos planos de negócio classificados em primeiro lugar em cada um dos concursos regionais e com o apuramento dos três primeiros classificados a nível nacional. A apresentação ao júri nacional será em Setembro e a entrega de prémios prevê-se que ocorra em Outubro de 2011.
É de salientar que o projecto “Smartpaint” do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) conquistou o 1º prémio na 7ª edição do Poliempreende, quer no concurso regional quer, posteriormente, no Concurso Nacional, o qual decorreu em Setembro do ano passado. O projecto vencedor visa a produção de tintas inteligentes e amigas do ambiente que mudam de cor com a temperatura ou com o grau de deformação do objecto que revestem, de uma forma quantitativa.

Para mais informações consultar: www.ips.pt ou otic@otic.ips.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário