terça-feira, 8 de março de 2011

Incentivo ao Empreendedorismo

Está ja a decorrer mais uma edição do ISCTE-IUL MIT Portugal Venture Competition. O concurso de empreendedorismo de base tecnológica entra em 2011 na segunda edição, com o objectivo de destacar e apoiar ideias de negócio ou start-ups com até 5 anos e uma facturação de 2,5 milhões de euros.

A iniciativa decorre em parceria com o Deshpande Center for Innovation, a Sloan Business School e a Caixa Geral de Depósitos, que assegura condições de financiamento especiais para lançar ou desenvolver os projectos escolhidos pelo júri.

As candidaturas podem ser entregues até 15 de Maio e podem ser feitas por portugueses ou estrangeiros, desde que o projecto resulte na criação de uma empresa sedeada em Portugal.

Os projectos a concurso podem visar quatro áreas: ciências naturais e da vida; energias sustentáveis e meios de transporte; Tecnologias da Informação e Internet e outros serviços e produtos.

Serão premiados quatro projectos. Ao apoio financeiro, por via de acesso a crédito em condições especiais, junta-se apoio dos promotores ao nível da formação. Estão previstas mais de 100 horas de formação para todos os semi-finalistas nas áreas do empreendedorismo, inovação, e estratégias go-to-market.

No que se refere ao apoio financeiro aos projectos vencedores estão disponíveis até um milhão de euros, em tranches de 100 mil euros. José Paulo Esperança, presidente do Audax - estrutura de apoio ao empreendedorismo do ISCTE -, sublinha no entanto que o mais relevante da iniciativa é o apoio assegurado pelos promotores na criação e promoção de uma oferta comercialmente interessante.

À primeira edição ISCTE-IUL MIT Portugal Venture Competition concorreram 96 projectos.

Sem comentários:

Enviar um comentário